Nesta segunda-feira (17), dois servidores do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) foram alvos de uma operação da 18ªDP de Brazlândia. As apurações indicam que os indivíduos emitiam autorizações para transferência de proprietário do veículo sem documentação. O esquema custava R$ 50 por autorização.
O caso entrou na mira dos investigadores após denúncias das atividades na ouvidoria. O foco principal da dupla eram os proprietários de agências de veículos. Além da facilitação das transferências, estariam ligados na compra e venda de veículos.
Durante as buscas de hoje, foram apreendidos documentos, computadores, celulares e dispositivos eletrônicos. As vistorias aconteceram em Brazlândia, no Incra 9, no SIA e na Ponte Alta. As unidades do Detran onde os suspeitos trabalhavam também passaram pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
As unidades ficam em Brazlândia e no SIA. Segundo a 18ªDP, as emissões tinham problemas sérios de dados. “Quase metade das emissões realizadas por um dos investigados apresentavam irregularidades graves, incluindo a ausência de documentos essenciais e a inexistência de registros processuais”, informou a corporação ao portal Atividade News.
Em relação ao processo de compra e venda de veículos, um dos investigados possuía 14 transações financeiras. As investigações continuam para identificar mais vítimas e atividades da dupla. Caso forem a julgamento, podem responder por quatro crimes. Confira a seguir:
- Advocacia administrativa;
- Corrupção passiva;
- Inserção de dados falsos em sistema de informações;
- Condescendência criminosa.
Até o momento, não há mais atualizações da ocorrência.