Nesta segunda-feira (9), a primeira sessão da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) foi suspensa para que os representantes e a governadora substituta, Celina Leão (PP), compareçam ao encontro com os os demais governadores e o presidente às 18h. A reunião, requerida pelo presidente da casa, deputado Wellington Luiz (MDB), começou a partir das 15h30 com o intuito de debater os ataques à Capital e a intervenção federal. Além da iniciativa, foi pedido aos deputados que retornem o quanto antes à Brasília para participar mais ativamente no debate.
De acordo com o deputado Ricardo Vale (PT), na reunião, afirmou que este é um momento que necessita de ação. “Não podemos permitir que a nossa democracia entre em perigo […] Não dá para passar a mão na cabeça de ninguém”, reforçou Ricardo. Em relação ao afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB) por 90 dias, o representante Roosevelt Vilela (PL) acredita que a atitude do Supremo Tribunal Federal (STF) seja de muita “imprudência”.
No entanto, devido a uma sugestão do deputado Chico Vigilante (PT), parte dos deputados, caso quisessem, poderiam ser liberados para se reunir à governadora substituta, Celina Leão (PP). A atual governadora está com um encontro marcado com o para o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e os demais governadores às 18h.
No mesmo horário, estão marcados atos a favor da democracia em Brasília, nas demais unidades federativas do país e no exterior. Na Capital, os atos em defesa da democracia estão previstos para ocorrerem em frente ao Palácio do Buriti como foi reforçado pelo deputado Max Maciel (PSOL) na sessão que, no momento, foi suspensa.

