Sistema do GDF é um dos 15 melhores projetos de inovação pública do Brasil

Desenvolvido pela Seduh, o Sistema de Cota Soleira Online define um ponto para medir a altura máxima que uma edificação pode atingir em um lote

18 de julho de 2023 374 visualizações
Postado 2023/07/18 at 4:00 PM
Foto: Reprodução

O Sistema de Cota de Soleira Online, desenvolvido pela área de Tecnologia da Informação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), está entre os 15 melhores projetos de inovação pública do país, selecionados pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP). A premiação, que completa 10 anos, pretende divulgar iniciativas exitosas e incentivar o desenvolvimento de princípios governamentais que melhorem a eficiência, eficácia e efetividade dos órgãos brasileiros.

O projeto da Seduh, escolhido entre os 61 apresentados ao instituto, será apresentado no dia 2 de agosto no 1º Congresso IBGP de Inovação Pública com Foco no Cidadão. No evento, será divulgada a ordem de classificação dos projetos nas cinco categorias existentes. A seleção será baseada nos seguintes critérios: benefício para o cidadão; características inovadoras; maturidade do projeto; facilidade de replicação em outros órgãos; e custo de desenvolvimento.

O Sistema de Cota de Soleira Online permite definir em um terreno um ponto em que, a partir dele, é possível medir a altura máxima que uma edificação pode atingir em um lote. Essa informação é essencial para os pedidos de licenciamento de alvará e habite-se.

“A implantação do Sistema de Cota de Soleira Online trouxe benefícios significativos aos cidadãos do DF, especialmente os relacionados à aquisição de cotas de soleiras de imóveis, emissão de alvarás e habite-se, além de acesso simplificado às normas urbanísticas”, explica um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, Luciano dos Santos.

Luciano destaca, ainda, que, com base em um valor médio entre os cobrados por profissionais de topografia, estima-se que a economia obtida pela população com a disponibilização gratuita do Sistema de Cota de Soleira Online ultrapasse os R$ 58 milhões desde que foi implantado, há quatro anos. Isso sem contar os valores economizados com deslocamentos, combustíveis e, principalmente, o tempo envolvido nessas atividades.

Para o chefe da Unidade de Tecnologia (Untec) da Seduh, Reinaldo Ferreira, esse destaque do projeto pode trazer diversos benefícios para a equipe, tanto em termos de reconhecimento e estímulo profissional, como na divulgação do trabalho realizado. “O Prêmio IBPG 10 anos representa um momento de celebração para toda a equipe da Unidade de Tecnologia da Seduh, validando o trabalho e o esforço em prol da inovação e excelência na área de tecnologia, com foco no cidadão e na gestão pública eficaz”, declara Ferreira.

Capacitação internacional

Todos os 15 selecionados do prêmio terão os dirigentes de TI reconhecidos com a participação em um evento de capacitação internacional gratuita. Trata-se do 1º Workshop IBGP sobre Inovação Pública, que será na cidade de Boston, Massachusetts (EUA). O treinamento de práticas inovadoras deve ocorrer entre os dias 3 e 7 de setembro, contando com palestrantes formados por universidades de renome, como Harvard e Stanford.

Luciano dos Santos, além de ser um dos desenvolvedores da Cota de Soleira Online e coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação, será o representante da Seduh na capacitação.

“É gratificante, pois é um reconhecimento do trabalho que estamos fazendo na Seduh, que já obteve reconhecimento interno de diversos setores e agora conseguiu esse reconhecimento externo”, comenta Luciano, sobre a oportunidade de participar do programa de capacitação nos Estados Unidos.

Serviço

1º Congresso IBGP de Inovação Pública com foco no Cidadão
Data: 2 de agosto
Local: Auditório Instituto Serzedello Corrêa (ST/TCU), St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 3
Horário: 8h20
Evento com entrada gratuita.

Fonte: Agência Brasília

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar