De acordo com o famoso leaker Digital Chat Station, o Snapdragon 8 Gen 4 terá uma GPU poderosa capaz de rodar Genshin Impact em 1080p. Genshin Impact é atualmente o jogo que mais demanda processamento em gráficos 3D do mercado. Por isso, o game é executado na resolução HD (720p) por padrão. Mesmo assim, os celulares mais poderosos do mercado sofrem para manter a taxa de quadros acima dos 60 FPS na qualidade máxima.
Segundo os rumores, o Snapdragon 8 Gen 4 terá aprimoramentos substanciais na GPU, em relação ao seu antecessor. Isso fará com que os celulares equipados com o novo chipset da Qualcomm sejam excelentes smartphones para fãs de jogos.
O Snapdragon 8 Gen 4 deverá ser fabricado sob o processo de 3 nm da TSMC e poderá ter núcleos personalizados pela companhia, chamados Oryon. Esses são os mesmos núcleos usados no Snapdragon X Elite, chipset lançado para notebooks ARM que rodam o Windows 11. Talvez, esse seja o motivo pelo qual alguns leakers estejam preocupados sobre o Snapdragon 8 Gen 4 não ser tão eficiente quanto seus antecessores.
Linha Galaxy S25 deverá ter versões equipadas com o Exynos 2500 e com o Snapdragon 8 Gen 4. (Imagem: Getty Images)Fonte: GettyImages
No entanto, como o chipset ainda está em desenvolvimento, é possível que a Qualcomm consiga ajustar a eficiência energética do componente para balancear desempenho e consumo de energia. Até porque a duração de bateria é um quesito importante quando consideramos a compra de um novo celular.
Snapdragon 8 Gen 4 pode ser lançado em outubro
Pelo que sabemos atualmente, o Xiaomi 15 poderá ser o primeiro celular equipado com o Snapdragon 8 Gen 4 a ser lançado, provavelmente, em outubro deste ano. Esse suposto lançamento seria restrito ao mercado chinês, sendo que os aparelhos só seriam lançados globalmente a partir de fevereiro de 2025.
Por isso, em teoria, o Galaxy S25 seria o primeiro celular equipado com a próxima geração do chipset topo de linha da Qualcomm a chegar para o mercado global.
Vale ressaltar que o Snapdragon 8 gen 4, assim como qualquer outro chipset, pode apresentar diferenças de desempenho a depender do dispositivo no qual está funcionando. Cada fabricante pode fazer ajustes específicos a fim de priorizar a performance ou a eficiência energética.
Fonte: Tecmundo