Apenas 34% dos adolescentes do Distrito Federal tomaram a dose de reforço contra a Covid-19. Desde o início de setembro, jovens reclamam que querem se vacinar e não encontram imunizantes em alguns postos, como em Taguatinga, em Santa Maria e no Paranoá.
Questionada, a Secretaria de Saúde do DF para saber se estão faltando doses, mas a pasta não respondeu à pergunta. Informou apenas que, na última semana, distribuiu 1,4 mil doses da CoronaVac – vacina chinesa, uma das indicadas para adolescentes de até 17 anos – para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Ainda de acordo com a secretaria, a previsão é que o Ministério da Saúde entregue novas remessas da CoronaVac até o fim desta semana.
A taxa de transmissão da Covid passou de 1,15 para 1,36 na última semana, indicando que o contágio está em aceleração. O boletim com os novos casos do feriado de 7 de Setembro ainda não foi divulgado, mas a previsão é que seja publicado até quarta-feira (13).
Esquema vacinal
O esquema de imunização recomendado para adolescentes de 12 a 17 anos, segundo o Ministério da Saúde, é assim:
Dose 1 (Pfizer) + intervalo de 8 semanas + dose 2 (Pfizer) + dose de reforço (Pfizer ou Coronavac), 4 meses após a dose 2;
Dose 1 (CoronaVac) + intervalo de 4 semanas + dose 2 (CoronaVac) + dose de reforço (Pfizer ou Coronavac), 4 meses após a dose 2.
Fonte: G1