Sobradinho recebe oficina do Plano Diretor nesta terça (25)

Esse será o 15° encontro organizado pela Seduh, buscando as sugestões da população; evento será aberto ao público

24 de julho de 2023 368 visualizações
Postado 2023/07/24 at 8:15 AM
Foto: Agência Brasília

Nesta terça-feira (25), você terá a oportunidade de dar sugestões para melhorar Sobradinho. A região receberá a 15ª oficina participativa da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), lei que irá determinar o desenvolvimento do Distrito Federal pelos próximos 10 anos. O evento será promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), a partir das 19h, no Centro de Ensino Médio (CEM) n° 1 (Quadra 4, Área Especial 4), com transmissão pelo canal da secretaria no YouTube, Conexão Seduh.

O objetivo é reunir a população para discutir temas importantes para a região, como mobilidade, regularização, meio ambiente, entre outros. Após coletar as sugestões da sociedade, o Plano Diretor será revisado, levando em conta pontos como sustentabilidade, inclusão social, oferta e lazer.

“É no Plano Diretor que são definidas as áreas de oferta habitacional, de preservação ambiental, de regularização, áreas prioritárias para certos tipos de investimento, além das áreas urbanas e rurais”, explica o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Colina, Francelina Sena, convocou a população de Sobradinho para participar da oficina: “Vamos nos unir, participar, porque a hora é agora. É o momento de darmos nossas sugestões sobre o que é melhor para nossa comunidade.”

Reunião em Sol Nascente adiada

A oficina participativa do Pdot que seria realizada no Sol Nascente/Pôr do Sol, no dia 29 de julho, foi adiada. A mudança ocorreu em decorrência do Decreto nº 44.740, de 18 de julho, que estabelece ponto facultativo em dias de jogos da Seleção Feminina de Futebol durante a Copa do Mundo deste ano.

Uma nova data para o evento, pensado para a participação popular na revisão de questões urbanísticas da região, ainda será definida e previamente divulgada.

Quem pode participar?

Podem participar das oficinas todos os moradores do Distrito Federal, de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da cidade. Para isso, basta comparecer nas datas e locais marcados.

Haverá o registro de falas e percepções, debates, mapas para os participantes identificarem suas localidades e demandas, exposição dos principais temas discutidos e a construção de um relatório final da reunião, que será divulgado posteriormente.

Ao todo, serão 53 oficinas organizadas pela Seduh ao longo deste ano. Enquanto 18 desses eventos públicos serão voltados a segmentos da sociedade, outros 35 serão sobre cada uma das regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal. Confira o calendário neste link.

Serviço

Oficina participativa do Pdot – Sobradinho
Data: terça-feira (25)
Horário: 19h
Local: Centro de Ensino Médio n° 01, na Quadra 4, Área Especial 04
Acesso virtual: pelo YouTube, no canal Conexão Seduh.

*Com informações da Seduh

Fonte: Agência Brasília

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar