Uma das maiores plataformas de jogos para PC, a Steam encerrará o suporte para Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1 a partir do dia 1º de janeiro de 2024. A informação foi revelada no anúncio da última atualização do beta do serviço da Valve.
“Após essa data, o Steam Client não será mais executado nessas versões do Windows. Para continuar usando a Steam e quaisquer jogos ou produtos adquiridos por meio do serviço, será necessário atualizar para uma versão mais recente do Windows”, cita a nota.
A versão beta da Steam já mostra o alerta aos usuários do Windows 7, 8 ou 8.1 sobre o fim do suporte e recomenda mudar ou atualizar o sistema operacional da Microsoft. Em breve, essa notificação será vista pelos jogadores que usam a versão estável da plataforma.
“Os recursos mais recentes do serviço dependem de uma versão incorporada do Google Chrome, que não funciona mais em versões antigas do Windows. Além disso, as versões futuras da Steam exigirão recursos e atualizações de segurança presentes apenas no Windows 10 e superior”, destaca a nota da Valve.
A base de usuários do Windows representa 96,37% do total de contas ativas na Steam. O Windows 7, 8 ou 8.1 equivale a apenas 1,86% dos jogadores de PC, enquanto o Windows 10 e 11 têm o maior número de adotantes, 62,33% e 32,06% respectivamente.
Fim do suporte ao Windows 7 e Windows 8
Em janeiro de 2023, a Microsoft deixou de oferecer suporte para atualizações de segurança para Windows 7, 8 e 8.1. Os softwares lançados há mais de 10 anos também deixaram de receber suporte de outros serviços, como o Google Chrome.
No geral, a recomendação é atualizar os computadores para as novas versões do sistema operacional. No caso de máquinas mais antigas, as próprias empresas sugerem a aquisição de PCs mais modernos com garantia de maior vida útil.
Fonte: Tecmundo