Tenista mais velho do mundo segue na zona de guerra da Ucrânia

7 de março de 2022 473 visualizações
Postado 2022/03/07 at 1:08 PM
Foto: Leonid Stanislavskyi

Quatro meses depois que os sonhos do amador de 97 anos Leonid Stanislavskyi se tornaram realidade, quando ele jogou com Rafael Nadal, 21 vezes campeão de Grand Slam, o ucraniano está enfrentando seu pior pesadelo em Kharkiv, enquanto as forças russas bombardeiam a cidade.

Stanislavskyi, que detém o recorde do Guinness como o tenista mais velho do mundo, também sonhava jogar contra o suíço Roger Federer, mas agora ele tem apenas um desejo simples: sobreviver.

“Espero viver para chegar aos 100. Tenho que sobreviver a essa situação assustadora”, disse ele à Reuters. “A guerra começou no dia 24 (de fevereiro). Do dia 24 até agora praticamente não saí. Fiquei em casa… tenho mantimentos, a geladeira está cheia. Estou sentado em casa, não vou a lugar nenhum”, afirmou. “Minha filha Tanya está na Polônia, ela quer me levar para lá. Mas eu decidi ficar aqui. Eu tenho problemas de audição, então durmo à noite e não ouço nada. Ontem à noite houve bombardeios, de manhã havia sirenes novamente.”

Stanislavskyi sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, quando era um engenheiro que ajudou a construir aviões de guerra soviéticos para combater os nazistas.

“Nunca pensei que teria que viver outra guerra, em que pessoas de ambos os lados estão morrendo – mães estão perdendo seus filhos, esposas estão perdendo seus filhos e maridos”, disse. “O que é isso? De que adianta? No século 21 não pode haver guerra. A guerra precisa ser interrompida, um acordo precisa ser alcançado.”

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar