A partir desta terça (12) até o dia 20 de dezembro, o Espaço Cultural Renato Russo será palco para o talento dos alunos e professores que participam dos cursos das mais diversas expressões das artes: plásticas, cênicas, dança, música, entre outras modalidades. Todas as atividades da mostra são gratuitas.
A terceira edição da Mostra Janelas da Arte celebra o encerramento de mais um ciclo de cursos e oficinas realizadas no Espaço Cultural Renato Russo (ECRR), promovidas pelo Instituto Janelas da Arte, Arte e Cidadania, por meio do Programa Pedagógico-Formativo em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF).
Foram mais de 100 projetos ao longo de um ano e meio no espaço, que completa 50 anos em 2024 e tem o objetivo de oferecer destaque à vasta produção artística resultante dos cursos gratuitos oferecidos à comunidade. De acordo com o coordenador de atividades formativas do Espaço Cultural Renato Russo, Marcio Menezes, a mostra evidencia resultados de pesquisas, residências, entre outros projetos de linha experimental e de vanguarda.
“É uma oportunidade de o público ver tudo que é realizado nesse espaço, que tem os mais variados segmentos artísticos com diversos fazeres e saberes artísticos. Dentre todos os espaços, ele sempre teve uma grande interlocução com a comunidade artística para apreciar a arte, além de ser um ponto de encontro entre as pessoas e um espaço de experimentação cultural”, destaca Menezes.
A abertura da III Mostra Janelas da Arte será nesta terça-feira (12), às 19h, com o lançamento da exposição Olhares e Visualidades, na Galeria Parangolé, com uma coletânea de obras dos alunos de artes visuais, disponível para visitação até o dia 21 de janeiro.
A mostra também terá a cantata de Natal de alunos Coral Intermezzo, quinta (14), às 19h; e um baile com alunos da dança de salão, domingo (17), às 19h. A III Mostra Janelas da Arte se encerra no dia 20, com o espetáculo Mar de Lama, performance de dança e acrobacias em tecido aéreo dos alunos de dança contemporânea.
A programação completa e mais informações sobre o evento podem ser encontradas na página do Espaço Cultural Renato Russo. Confira abaixo datas e horários das principais atrações.
⇒ Terça-feira (12)
Exposição Olhares e Visualidades, na Galeria Parangolé – abertura às 19h
Buarque com Cordas – Apresentação dos alunos de violão e pandeiro, na Praça Central, às 19h30
Família Almeida – Espetáculo dos alunos de Jogos Teatrais, no Teatro Galpão Hugo Rodas, às 20h30
⇒ Quarta-feira (13)
Apresentação Orquestra Sanfônica, na Sala Marco Antônio Guimarães, às 19h30
Coletivo Quarto Criador – Apresentação dos alunos de Dramaturgia Aberta, no Teatro Galpão Hugo Rodas, às 20h
⇒ Quinta-feira (14)
Celebrando o Natal – Apresentação dos alunos do Coral Intermezzo, na Sala Marco Antônio Guimarães, às 19h
A farsa da Boa Preguiça – Apresentação dos Dramátikos, no Teatro Galpão Hugo Rodas, às 20h
⇒ Sexta-feira (15)
Liberdade, esse Pássaro sem Nome – Apresentação dos alunos de Técnica Klauss Vianna, no Teatro Galpão Hugo Rodas, às 19h
Todo dia um 7×1 no 7 além – Apresentação dos alunos de Palhaçaria e Autoconhecimento, na Sala Marco Antônio Guimarães, às 20h30
⇒ Sábado (16)
Sarau-508: Mulheres e suas Escrevivências, na Biblioteca de Artes Ethel de Oliveira Dornas e na Gibiteca TT Catalão, das 15h às 17h
⇒ Domingo (17)
Circo Muito Além da Pele – Apresentação dos alunos de dança contemporânea para pessoas com Síndrome de Down, no Teatro Galpão Hugo Rodas, às 16h
A Arte do dia a dia – Apresentação dos alunos do Circo Roda Viva, no Teatro Galpão Hugo Rodas, às 17h30
Baile de Dança de Salão, na Praça Central, às 19h
⇒ Terça-feira (19)
Mulher – Ação – Apresentação dos alunos do Teatro Nei 50 +, no Teatro Galpão Hugo Rodas, às 19h
(R)existe, família! – Apresentação dos alunos do Teatro Nei Cerqueira, no Teatro Galpão Hugo Rodas, às 20h30
⇒ Quarta-feira (20)
Mar de Lama – Apresentação dos alunos de dança contemporânea e acrobacias em tecido, no Teatro Galpão Hugo Rodas, às 20h.
Fonte: Agência Brasília