O TikTok iniciou uma campanha de incentivo para a criação de vídeos mais longos e na horizontal, relatam criadores de conteúdo. A plataforma promete impulsionar o conteúdo que atende aos critérios por 72 horas após a publicação.
“Publique vídeos com mais de um minuto e na horizontal para aumentar suas visualizações”, pontua uma mensagem do TikTok compartilhada pelo informante Matt Navarra, no Threads. No mesmo pop-up, a rede lista critérios que o conteúdo e o criador devem seguir para serem elegíveis para o programa.
Entre os critérios, estão:
- Os vídeos precisam ter mais de 1 minuto de duração e estar na horizontal;
- O conteúdo precisa seguir as Diretrizes da Comunidade;
- É necessário ser conteúdo original;
- Não pode conter publicidade.
Na mesma mensagem, o TikTok informa que conteúdo envolvendo sincronização labial ou gravações aleatórias não são encorajados, porém, não são proibidos. A empresa também criou a hashtag “#longervideos” para catalogar esse tipo de conteúdo.
TikTok vs YouTube
Há um bom tempo que o TikTok busca ficar mais parecido com o YouTube. Em fevereiro de 2023, por exemplo, a plataforma anunciou o “Programa Criativo“, um método de monetização voltado para criadores com foco em conteúdo com mais de 1 minuto de duração.
Agora, com o incentivo para a criação de conteúdo com proporção 16:9, o TikTok dá mais um passo nessa transformação. Por enquanto, o incentivo é apenas em alcance, mas é possível que essa seja apenas uma introdução para uma campanha mais intensa.
Os vídeos mais longos na horizontal são o formato padrão do YouTube, que domina o segmento. A plataforma da Google também tenta competir com vídeos curtos através do YouTube Shorts.
Até agora, o TikTok não se manifestou publicamente sobre o incentivo para o novo formato de vídeos. Portanto, é possível que seja uma campanha com alcance limitado.
Fonte: Tecmundo