Famosa pela exibição de clipes curtos e objetivos, a rede social TikTok começou a testar o envio de vídeos mais longos no serviço. De acordo com o TechCrunch, um experimento na plataforma liberou a publicação de arquivos com até 60 minutos de duração.
Quem encontrou a informação pela primeira vez foi o consultor Matt Navarra, que viu uma notificação no aplicativo informando sobre o novo limite e fez uma publicação sobre o caso no Threads.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
A publicação dos arquivos maiores só é válida no app atualizado e pode ser feita tanto no desktop via navegador quanto em dispositivos móveis.
O aviso de que o TikTok agora permite vídeos mais longos para alguns usuários.Fonte: Matt Navarra/Threads
O TikTok confirmou à reportagem do TechCrunch que está testando a novidade com “um grupo limitado de usuários de mercados selecionados”. Porém, isso não significa que a função será mesmo implementada ou que ela já tenha uma previsão de lançamento.
TikTok em busca de novos ares e formatos
A decisão do TikTok de cogitar a publicação de clipes mais longos marca uma mudança estratégia da plataforma da ByteDance. Ao liberar vídeos maiores, ele passa a competir diretamente com o YouTube, atual referência em programas e conteúdos de grande duração.
Alguns casos de filmes inteiros postados em partes ou programas fragmentados já foram encontrados por lá e podem ser um indicativo de que a plataforma notou um mercado para esses conteúdos. Além disso, o app também já começou a incentivar a gravação de clipes na horizontal.
Publicação de vídeos maiores seria forma de rivalizar com o YouTube.Fonte: GettyImages
O TikTok foi criado originalmente para a publicação de vídeos curtos com o limite de 15 segundos. Com o passar do tempo, esse tamanho foi flexibilizado e hoje é de até dez minutos — sem contar as transmissões ao vivo, que normalmente ultrapassam essa duração.
Para além do aumento do tempo máximo de vídeos, a plataforma tem experimentado com outros recursos e projetos paralelos nos últimos meses. Recentemente, a companhia lançou um app alternativo apenas para a postagem de fotos, o TikTok Notes, além de começar a testar respostas automáticas no campo de busca produzidas pela inteligência artificial ChatGPT.
O momento é também considerado delicado para a desenvolvedora ByteDance. O TikTok segue perto de ser banido nos Estados Unidos, apesar de já ter aberto um processo contra o governo no país para tentar reverter a situação.
Fonte: Tecmundo