O TikTok vai permitir que os criadores de conteúdo para a rede social adicionem um selo em publicações que contenham material gerado por inteligência artificial (IA). Antes, a plataforma da ByteDance já havia pedido que deepfakes e conteúdos de IA fossem “claramente divulgados” nos posts.
Agora, é possível ativar o selo, caso contrário o conteúdo pode ser removido. “Você deve divulgar o conteúdo gerado com IA com cenas realistas, de acordo com as regras da nossa comunidade”, diz o alerta que aparece na tela.
“Selos ajudam as pessoas a diferenciarem o conteúdo que é real e o que é fictício”, segue a mensagem da rede social, em captura de tela publicada pelo consultor de mídias sociais Matt Navarra, em sua conta no X, antigo Twitter. O botão ‘Ativar’ aparece na parte inferior da tela.
Na parte de “Mais opções”, antes de publicar um vídeo, há uma nova chave sobre conteúdo gerado por IA. Ele está na parte de baixo, em ‘Configurações avançadas’, junto ao controle de audiência, publicação como modelo e salvamento do vídeo no dispositivo.
O recurso continua em processo de implantação e nem todos os usuários contam com ele por enquanto. O Instagram, que rivaliza com a plataforma da ByteDance com os Reels, também trabalha em um rótulo próprio de inteligência artificial.
A Meta, dona do Instagram, inclusive, participou de uma reunião com o governo norte-americano, em julho, junto a outras big techs, se comprometendo a desenvolver IAs de maneira responsável. As empresas aceitaram divulgar claramente conteúdo gerado com a tecnologia.