Veja o que se sabe sobre a morte de adolescentes atingidos por fio de alta tensão, no DF

Dois adolescentes, de 14 e 17 anos, e uma criança, de 5 anos, morreram após serem atingidos por um fio de alta tensão que rompeu durante uma forte chuva em Ceilândia, no Distrito Federal, na noite de sexta-feira (9). As três vítimas eram da mesma família.

Segundo testemunhas, o trio caminhava pela QNP 24, quando o cabo caiu em cima dele. O Corpo de Bombeiros foi acionado e ao chegar no local já encontrou duas vítimas mortas. A terceira foi socorrida por um vizinho eletricista e, depois, recebeu massagem cardíaca dos militares, mas não resistiu.

A Polícia Civil e técnicos da Neoenergia também estiveram no local para fazer a perícia e investigar as causas do acidente. O resultado deve sair em 10 dias.

Em nota, a empresa de energia elétrica lamentou o acidente e informou que está auxiliando as autoridades competentes. “Prestamos nossa solidariedade e apoio às famílias das vítimas”, diz nota da Neoenergia.

Dois adolescentes e uma criança morrem eletrocutadas depois de atingidas por fio de alta tensão, no DF  — Foto: TV Globo/Reprodução
Dois adolescentes e uma criança morrem eletrocutadas depois de atingidas por fio de alta tensão, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Neste sábado (10), o delegado responsável pelo caso, pediu uma perícia complementar, que será feita pela sessão de engenharia legal da corporação. Segundo a Polícia Civil, acidentes como esse acontecem, normalmente, por falha de material ou de instalação.

Como moradores da região informaram que esta não foi a primeira que um fio de alta tensão rompeu na quadra em período chuvoso, de acordo com o delegado, se no inquérito for comprovada negligência, a Neoenergia poderá ser indiciada criminalmente.

Um carro também foi atingido pelo fio. O motorista saiu do veículo para ajudar o trio e acabou levando um choque. Ele foi socorrido pelos bombeiros e levado ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT) para avaliação médica, mas não correr risco de vida.

g1 lista abaixo o que se sabe e o que falta saber sobre o caso.

O que se sabe?

1. Como tudo aconteceu?

Morador tenta socorrer adolescente atingido por fio de alta tensão, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
Morador tenta socorrer adolescente atingido por fio de alta tensão, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

O acidente ocorreu na noite de sexta-feira (9), na QNP 24, próximo ao terminal rodoviário do P Sul. Segundo testemunhas, os dois adolescentes e a criança caminhavam pela quadra durante uma forte chuva quando um fio de alta tensão rompeu e atingiu os três.

2. As três vítimas morreram na hora?

A adolescente, de 17 anos, e a criança morreram na hora. Um vizinho tentou socorrer o menino, de 14 anos, usando um pedaço de madeira para afastá-lo do fio, até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Os militares chegaram e fizeram uma manobra de reanimação cardiopulmonar no jovem, por cerca de 50 minutos, mas ele não resistiu.

3. O motorista do carro atingido também levou choque?

No momento em que o fio atingiu o carro e as três vítimas, o motorista, de 41 anos, desceu do veículo para prestar socorro aos jovens, mas acabou levando um choque. Como não perdeu a consciência, ele conseguiu se afastar do local.

O motoristas foi socorrido pelos bombeiros e levado para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) para avaliação médica. Dentro do carro também estavam as filhas do motorista, de 5 e 15 anos, que ficaram no veículo e foram orientadas a esperar o desligamento da energia para serem resgatadas.

4. Há registros de outros casos de queda de fio de alta tensão na região?

De acordo com moradores da QNP 24, esta não foi a primeira vez que um cabo de alta tensão rompeu na região em época de chuva, mas nunca foi feita manutenção.

4. O que diz a Polícia Civil?

O delegado responsável pelo caso informou que pediu um perícia complementar, que será feita pela sessão de engenharia legal Polícia Civil para identificar as causas do acidente. Segundo a corporação, casos como esse acontecem, normalmente, por falha de material ou de instalação.

De acordo com o delegado, se no inquérito for comprovada negligência, a Neoenergia poderá ser indiciada criminalmente.

5. O que diz a Neoenergia?

Em nota, a empresa informou que está apurando as causas da ocorrência e auxiliando as autoridades competentes. A companhia disse ainda que enviou uma equipe técnica imediatamente ao local para proceder com as medidas emergenciais cabíveis.

O que falta saber?

  1. O que causou o rompimento do fio de alta tensão?
  2. As vítimas tentaram se proteger juntas após a queda do fio?
  3. Por que a Neoenergia não atendeu chamados dos moradores sobre os recorrentes casos de queda dos fios de alta tensão na região?

Fonte: G1

TAGGED:
Compartilhe esta notícia