O Viveiro Comunitário do Lago Norte vai completar sete anos no mês de julho. A área, de 639 m², está localizada na QL 6, ao lado do grupo de escoteiros Lis do Lago. Desde a criação do viveiro, já foram doadas cerca de 210 mil mudas de espécies como baru, cagaita, ipê, flamboyant, aroeira, jacarandá, espada-de-são-jorge e citronela.
No início, o objetivo era a produção de mudas para recuperar nascentes de córregos, como o do Urubu e do Palha, bem como a promoção de educação ambiental. Atualmente, o viveiro também disponibiliza espécies aromáticas, ornamentais, exóticas e frutíferas. São produzidas aproximadamente 40 mil mudas por ano.
“As pessoas amam os ipês e sempre pedem”, conta Raimundo Nonato, servidor da Administração Regional do Lago Norte que se dedica a cuidar da manutenção do viveiro. “A melhor época para pegarem as mudas dessa espécie é a partir de setembro, assim como para as mudas de jacarandá e de aroeira”, orienta.
Na primeira visita, cada pessoa tem direito a levar até cinco unidades de mudas gratuitamente. Nas próximas vezes, ou quando for solicitada maior quantidade de mudas, pede-se uma doação de insumos para manutenção do viveiro, como saquinhos de plástico, vasos, adubo ou sementes.
O administrador do Lago Norte, Anderson Tolêdo, ressalta a relevância do viveiro comunitário. “O projeto é tão importante que perpetua nesses sete anos”, ressalta o administrador do Lago Norte, Anderson Tolêdo. “Acompanhei e participei da implantação do Viveiro Comunitário desde o início do projeto e vejo com muita satisfação os benefícios alcançados”.
Viveiro Comunitário do Lago Norte
→ Endereço: SHIN QL 6 (ao lado do grupo de escoteiros Lis do Lago)
→ Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
*Com informações da Ascom Lago Norte
Fonte: Agência Brasília