Eu tenho pensado muito em como ser alguém que agrega na vida das pessoas que convivem comigo.
E na verdade, nos últimos anos, vivo pensando no tanto que estou em dívida com todas as mulheres que fazem parte da minha rede de apoio e de amor.
Minha impressão é que depois da pandemia, o mundo passou a ser tão rápido, que consequentemente, nossos relacionamentos têm sido mais frios e rasos.
Por vezes, bate aquela insatisfação de que eu poderia dar algo a mais para aquela amiga ou que, talvez, não tenha feito o seu melhor para uma amizade que merece tanto mais de você. Acho que não é um sentimento só meu, né?
Não fazer tudo aquilo que minhas amigas merecem, me faz sentir como se eu estivesse em uma dívida constante com todas elas.
Mas, eu percebi que esse pensamento, me fazia ficar excessivamente ansiosa, pois o “não conseguir realizar algo” me faz pensar que eu fracassei em algum momento.
Então, resolvi escrever essa matéria para falar para todas que se sentem assim, inclusive para mim, o que realmente é ser um verdadeiro amigo. Às vezes, tudo aquilo que mentalizamos dar ao próximo, não é o que eles realmente precisam, não é mesmo?
Muitas vezes, são coisas tão simples e que acabamos complicando, sem necessidade.
É claro que cada uma tem um jeito de ser amiga.
Tem amiga que é mais presente.Tem amiga que não é tão presente, mas quando está presente se faz verdadeiramente presente. Tem amiga que se esforça para estar presente.
Tem amiga que demonstra a sua amizade sendo aquela pessoa que você pode contar sempre que precisar.
No final das contas, a amizade está relacionada a forma como nos sentimos com uma outra pessoa, onde, geralmente, nas amizades saudáveis, esse sentimento pode ser demonstrado a partir do amor, respeito e admiração.
Quando alguém te considera uma grande “amiga” saiba que você tem um enorme poder em suas mãos. Sua presença, opinião, ideias e comportamentos passam a ser importantes influências para o mundo dela, seja positivo como negativo.
A ciência já deixou claro que nós somos a média das cinco pessoas das quais mais nos relacionamos. E o objetivo da matéria de hoje é fazer com que sua influência seja algo muito positiva na vida das suas best friends.
Então, vamos para a hora do balanço e veremos se temos sido ou não uma boa amiga:
1) A distância não impede você de demonstrar que se importa
Relacionamentos afetivos amorosos podem não dar certo quando duas pessoas moram em cidades diferentes, mas amizades dão, com certeza. Existem inúmeras formas de demonstrarmos carinho pelas nossas amigas, e se você a conhece, você saberá de qual tipo ela gosta. As amizades tem muito mais a ver com atitudes do que com proximidade. E o melhor, atitudes não custam absolutamente nada.
2) Você não toma decisões por ela, e mesmo sendo difícil, respeita as decisões dela
Apesar de você entender que algo seria muito melhor para ela, você resiste à vontade incontrolável de poder tomar as rédias da situação e de até mesmo resolver aquele problema por ela, dando conselhos de forma madura, deixando que as decisões sejam tomadas por ela mesmo, até por que, cada uma precisa se responsabilizar por suas próprias decisões. Mas, em todo o caso, você é a pessoa que sempre estará lá para dar aquele apoio quando ela precisar.
3) Você fica genuinamente feliz com a felicidade dela
Essa amizade não tem inveja. Se ela conquista algo, você considera que são suas conquistas também, até por que, ela precisou do seu apoio para conseguir e chegar até lá. Ter uma amiga assim ao lado não tem preço.
4) Vocês sempre arrumam alguma maneira para se divertirem juntas
Sabe aquela amiga que deixa o ambiente leve? Aquela amizade que vocês se divertem juntas? Quanto mais alta a risada melhor? Estar com essa amiga parece até ser uma fuga da realidade e você sempre cria as oportunidades para ter esses momentos com ela. É uma forma de você mostrar que valoriza a companhia dela.
5) Você se esforça em manter a amizade viva
Você alimenta a amizade. É claro que cada amizade contém um estilo de vida, mas você consegue aparecer sempre no meio a essa loucura para lembrar que tem alguém que se importa e está ali por você quando precisar.
6) Você é exatamente quem é com ela
Você não precisa construir um personagem para ter aquela amizade. Ser você é o ingrediente principal. Você não precisa inventar nada sobre sua vida para estar com aquela pessoa e também não exige que ela seja alguém que não é.
7) Na sua hora de ouvir, você realmente é uma boa ouvinte
Na hora dela, você escuta. Você não é aquela pessoa que sempre precisa falar de você nas horas que ela está falando sobre ela. É bem chato ter aquela amiga que sempre tem um problema maior que o seu ou uma conquista maior que a sua. Ser uma boa ouvinte é uma excelente forma de ser uma boa amiga.
8) Seus feedbacks são sempre dados com amor
Não é por que é sua amiga que você pode falar de qualquer jeito, né? O respeito precisa estar presente em qualquer relação, inclusive com aquela sua amiga “louca”. Nas amizades verdadeiras, existe um lugar para dar aquele conselho necessário ou desconfortável em algum momento ou em vários. Normal, é um dos nossos papéis como amigas. Mas, a maneira como se é dado um conselho, também conta. Mesmo que doa, ao mesmo tempo, ela se sente acolhida, pois você conseguiu falar com amor e cuidado.
Como ficou o balanço por aí?
Precisa melhorar como amiga? Quem não precisa, não é mesmo?
O mais importante disso tudo é que se a gente melhora por elas, quem ganha é a gente mesmo. Por que nas nossas relações, tudo o que temos é o que conseguimos entregar. Então, se você dá muito, você tem muito, e o contrário também é fato.
Então, que tal ser uma boa amiga hoje?
Até a próxima semana quartel!
Hisis Hortênia (QG Mulher)