Você já conheceu alguém verdadeiramente bonito?

Uma reflexão sobre a beleza interior

1 de setembro de 2022 587 visualizações
Postado 2022/08/31 at 8:07 PM
Foto: Elisa Photography/Unsplash

Tive uma aula essa semana da qual fui questionada sobre algo que me fez pensar tanto que virou assunto da nossa coluna. Você preferiria ser uma pessoa com uma bela aparência, porém chata, ou uma pessoa super gente boa, porém não ser tão bonito?

Bem, parei e pensei, mas não foi difícil responder.

Eu, ainda considerando a tecnologia e a evolução da ciência estética hoje em dia, responderia que gostaria de ser alguém incrível, porém uma aparência tão atraente. Afinal, da beleza externa a gente corre atrás ou compra, né? Aspectos interiores podem levar muitos anos para serem modificados ou, na maioria das vezes, nem são.

Mas isso, na verdade, me fez pensar sobre aquelas pessoas que conhecemos que são verdadeiramente bonitas. Se eu te perguntasse se já conheceu alguém muito bonito, mas terrível por dentro, é bem provável que me diria sim.

É muito comum encontrarmos pessoas que se embriagam com a própria beleza e que gostam de usá-la como ferramenta para alimentar o próprio ego. Muitas vezes, pessoas com esse “excesso de amor”, podem parecer não muito agradáveis por serem pessoas extremamente egocêntricas e egoístas. Ninguém tem espaço no convívio com elas. Ser o centro das atenções é seu objetivo principal. Quando não estão no palco principal, costumam ser pessoas irritáveis, nervosas, explosivas e sem nenhum senso social.

Nos relacionamentos afetivos amorosos, isso é muito comum de acontecer. Nos primeiros encontros, sempre temos acesso à superficialidade do outro, onde a aparência externa é tudo que temos para julgar se existe “aquele” encaixe dentro dos nossos próprios padrões. Com o tempo, o interior é expressado de muitas maneiras, principalmente, na convivência, no social e na vida real.

É daí que vem aquela estatística que muitos acabam se decepcionando e entendendo que a beleza externa nem sempre se conecta com a interna, causando o “desapaixonamento” de muitos. Vale ressaltar que isso não se refere apenas a relacionamentos afetivos amorosos, mas a todos os outros também.

Nesse universo, podemos dizer que o contrário também é bem verdade. Sabe aquela pessoa que nem é tão bonita fisicamente, mas a beleza interior é tão grande que ela se torna alguém irresistível? E pelo o que parece, muitos de nós já vivemos essa experiência na vida. Em uma enquete no Instagram, 100% das pessoas disseram conhecer uma pessoa onde a beleza de dentro superou a de fora, ou que então, se tornou bonita por ter um aspecto interior muito belo.

E é claro que perguntei o que é que faz alguém ser verdadeiramente bonito para elas, e pelas respostas consigo afirmar que a maioria das pessoas, pelo menos dentro do meu universo, buscam pessoas que tenham aspectos relacionados a sua personalidade e comportamentos. Nenhuma resposta trouxe algum aspecto físico como aquele detalhe que faz toda diferença.

Vou comentar as respostas dos meus amigos e seguidores que compartilharam seus pontos de vistas comigo nas redes sociais:

1) “Sorriso, escuta, coração bom e honestidade. Poucos detalhes”

Aline Monteiro e Hingrid Emille, minhas amigas do coração, citaram uma característica de beleza que sem dúvida chama a atenção. O sorriso pode até ser um aspecto físico, mas quando ele é verdadeiro e sincero, se torna irresistível, concorda?

Camila Guedes complementa com o “bom humor”. Não tem como negar que uma pessoa que é engraçada, na medida certa e de forma respeitável, conquista todo mundo, né?
E como são belas aquelas pessoas que conseguem, verdadeiramente, ouvir o outro, que dão atenção e sabem realmente acolher a alma alheia.

Ser honesto é um aspecto forte em um mundo tão mentiroso. Por isso, mesmo que algumas doses de honestidade doam de vez em quando, é sinônimo de que alguém se importa com você.

Então, super concordei que esse mix de características tornam alguém verdadeiramente bonito.

2) “Um jeito meigo”

Anacleto Lucotte, citou que a meiguice como um aspecto de beleza interna interessante. Conhecendo ele, sei que valoriza esse aspecto por ter dentro dele esse jeito gentil e carinhoso.

É bonito ver uma pessoa sendo educada, gentil e carinhosa, principalmente, com outra que nunca viu na vida. É fato, que essas atitudes deixam qualquer um que as têm muito bonito. Concordam?

3) “Humildade, Simplicidade e Igualdade.

Carla Cardoso e Andréia Costa, citam a humildade e a simplicidade como detalhes que fazem toda diferença.

Ser humilde está relacionado ao não uso da “vaidade excessiva”. Concordo demais que uma pessoa que entende seu lugar e que, na medida certa, coloca o interesse dos outros a frente dos seus para viver em sintonia dentro do seu universo, são pessoas com uma beleza interior espetacular. E se juntar com a simplicidade, então, é possível sentir a leveza de alguém que gosta de chegar para descomplicar a vida do outro.

Ana Alice, destaca aquelas pessoas que sabem tratar todos de forma igualitária. E realmente, não tem nada mais bonito do que ver alguém, independentemente de ter recursos mais elevados ou não que o outro, e eu digo em vários sentidos, como intelectual, financeiro e emocional, consegue tratar qualquer tipo de pessoa de forma imparcial. Dá uma admiração, né?

Realmente, existe muita beleza na soma dessas características.

4) “Simpatia, honestidade, empatia e respeito”

Luan Porto diz que o mix de beleza contém esses quatro componentes.

Alguém que demonstra ser uma pessoa acessível, verdadeira em seus relacionamentos, consegue sentir e se colocar no lugar do outro e ainda é uma pessoa respeitosa, de fato é verdadeiramente bonita. Infelizmente, são pessoas muito escassas. Se tem essa pessoa, segura, hein?

5) “Maturidade”

Vicky Passos, parceira de treinos, deu um xeque mate na resposta.

Confesso que essa característica também me deixa completamente apaixonada pela beleza interior de alguém.

Uma pessoa madura, que sabe ponderar e pensar em soluções assertivas para qualquer situação são irresistíveis. Além de ser bonito, é confortável e seguro contar com a maturidade de alguém.

6) Gentileza e Respeito

Maria Lucinete, uma amiga que admiro muitíssimo, para mim é uma mulher verdadeiramente bela inclusive, disse que o que lhe chama a atenção é quando alguém sabe ser amável e respeitar o outro acima de tudo.

Conseguem perceber, que na maioria das respostas, a forma de tratar o outro é o que faz as pessoas verem a real beleza de alguém?

Poderíamos citar muitos outros aspectos da beleza interior, mas sabemos que cada um tem uma leitura diferente do que é belo por dentro. O importante é entender que esse tipo de beleza deveria ser tão ou mais valorizada que os aspectos físicos. Mas, enquanto isso, o mundo tem investido bastante aparência. Todo dia, novos procedimentos avançados na estética são lançados no mercado. Seria muito bom, que na mesma intensidade que investissem nisso, cuidassem da sua beleza interior.

Bem, sorte de quem é belo na essência, um adjetivo que não está disponível para venda nas clínicas de estética. Por ser mais difícil, se torna raro a tal da “beleza interior”.

E você, já se olhou no espelho da alma hoje?

Hisis Hortênia (QG Mulher)

Tag
Compartilhar esse Artigo
Pesquisar