As aulas da rede pública do Distrito Federal são retomadas nesta segunda-feira (19). Ao todo, são 200 dias obrigatórios de aulas previstos para 2024.
O encerramento do ano letivo está previsto para o dia 19 de dezembro, segundo calendário divulgado pela Secretaria de Educação.
Diante da epidemia de dengue no DF, as secretarias de Educação e Saúde realizam ações de inspeções nas escolas em busca de focos do mosquito e atividades pedagógicas para informar as crianças e jovens sobre a doença.
O GDF afirma que, até a última quinta-feira (15), 90 escolas já foram vistoriadas. Até o fim de março, todas as 835 escolas devem passar pela inspeção.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai reforçar a atuação nas ruas da capital nesta segunda-feira. O órgão tem 120 agentes e 60 viaturas distribuídos por todas as regiões administrativas.
Transporte escolar
Para garantir a segurança dos alunos, pais e responsáveis podem checar se o motorista tem autorização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) para rodar.
Segundo o diretor de credenciamento do Detran, Regis Otávio Ramos, o motorista de transporte escolar deve ter uma conduta exemplar. Ele também alerta que as crianças menores de cinco anos precisam ter o acompanhamento de um monitor dentro da van.
O Sindicato de Transporte Escolar do DF orienta: os pais também devem exigir um contrato de prestação de serviço e buscar informações sobre o motorista. Em 2023, 36 multas foram aplicadas a condutores credenciados.
Os motoristas que fazem transporte escolar sem autorização cometem infração gravíssima, com 5 pontos na carteira e multa de R$ 1.467 reais, além de ter o veículo removido.
Fonte: G1