O WhatsApp segue desenvolvendo um recurso bastante esperado pela comunidade. Trata-se da possibilidade de usar um nome de usuário (usename) único no lugar do número de telefone para se identificar no mensageiro.
O site WABetaInfo descobriu que a função agora está em fase de testes no WhatsApp Web, que é a versão do aplicativo para navegadores. Até o momento, não há previsão para que ela seja implementada no aplicativo estável para todas as plataformas, incluindo dispositivos móveis Android e iOS.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
A tela de escolha de um nome de usuário no WhatsApp Web. (Imagem: Wabetainfo/Reprodução)Fonte: WABetaInfo
A partir desse recurso, cada pessoa pode escolher um nome de usuário para ser a sua forma de identificação no WhatsApp. Assim como em emails, fóruns e redes sociais, o cadastro é único — ou seja, apenas uma pessoa pode ter determinado apelido, que fica “travado” para outros interessados.
Dessa forma, amigos e parentes podem encontrar você a partir do apelido em vez de precisar fornecer o número de telefone para qualquer pessoa. Além disso, fica mais fácil encontrar pessoas que você conhece pelo nome de usuário, mas não tem contato o suficiente para perguntar o celular.
Mais novidades a caminho
A Meta está desenvolvendo a identificação por nomes de usuário ao menos desde maio do ano passado. Versões Beta dos aplicativos do mensageiro já trazem uma prévia dessa pesquisa, mas ainda não é possível fazer o cadastro ou usar um nome de usuário.
Como explica o WABetaInfo, a demora é explicada pela complexidade da implementação desse recurso em uma plataforma que sempre operou a partir do número de telefone. Além disso, o aplicativo precisa garantir que a experiência não terá bugs no lançamento.
Outros recursos em desenvolvimento no aplicativo incluem um tradutor de conversas para Android, perfis de inteligência artificial (IA) com personalidades distintas para bater um papo e também uma série de filtros e efeitos para a realização de videochamadas.
Fonte: Tecmundo