Workshop de práticas integrativas para população do Gama e de Santa Maria

6 de agosto de 2023 361 visualizações
Postado 2023/08/06 at 3:45 PM

Em alusão ao Dia Nacional da Saúde, celebrado no dia 5 de agosto, o Centro de Referência em Práticas Integrativas da Região Sul de Saúde (Cerpis Sul) oferece uma série de workshops para a população do Gama e de Santa Maria. As ações ocorrem a partir desta segunda-feira (7) até sexta-feira (11), na Unidade Básica de Saúde (UBS) 10 de Santa Maria.

A coordenadora do Cerpis Sul, Alanna Forrest, explica como participar. “Não precisa fazer inscrição. É só vir até a unidade no horário do workshop. As ações serão feitas na parte de fora, na tenda da UBS, para que possamos atender um maior número de pessoas”, informa.

Entre as atividades da semana está a arteterapia, que pode ser realizada por meio da pintura, do desenho, da narrativa literária, da dança, do audiovisual, da música, entre outros | Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF

O centro está localizado na UBS 10 de Santa Maria e dispõe de equipe exclusiva para realização de práticas integrativas com enfermeiros, psicólogos, técnicos em enfermagem, farmacêutico e odontólogo. As Práticas Integrativas em Saúde (PIS) são entendidas como tecnologias que abordam a saúde do ser humano de forma multidimensional, isto é, pelas formas física, mental, psíquica, afetiva e espiritual.

Segundo a coordenadora, há muita procura pelos serviços ofertados no Cerpis Sul – automassagem, dança circular, auriculoterapia, reiki, reflexologia e ventosaterapia – e o retorno das pessoas atendidas é positivo. “Com a auriculoterapia, por exemplo, os pacientes relataram a redução do uso de psicotrópicos. Há, também, a diminuição de uso de analgésicos por conta da redução das dores pelo corpo”, conta.

Serviço
Semana da Saúde no Cerpis Sul
Endereço: Travessa dos Eucalíptos nº 4, Cidade Nova – Vila DVO – Santa Maria
Programação
→ 7/8 (segunda-feira) – 8h: Fitoterapia: o tratamento através das plantas;
→ 8/8 (terça-feira) – 14h: Arteterapia: uma vivência de expressão artística;
→ 9/8 (quarta-feira) – 8h: Teatro de bonecos: uma experiência divertida e cheia de ensinamentos;
→ 10/8 (quinta-feira) – 8h: Escalda pés: momento de autocuidado dos pés e da mente;
→ 11/8 (sexta-feira) – 8h: Mosaico: uma vivência milenar.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Tag
Compartilhar esse Artigo
Pesquisar