O X, ex-Twitter, tornará todas as curtidas privadas por padrão, afirmou um engenheiro da plataforma. Confirmando rumores, o desenvolvedor antecipou a novidade através de uma publicação no próprio perfil oficial nesta terça-feira (21).
A rede social de Elon Musk promete mais privacidade para likes há bastante tempo. Há reportagens sobre o assunto pelo menos desde setembro de 2021, antes mesmo de a plataforma ser adquirida pelo bilionário.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
À princípio, a mudança busca dar mais conforto para o usuário, garantindo mais controle sobre como ele é visto na plataforma.
“As curtidas públicas estão incentivando comportamento nocivo. Por exemplo, muitas pessoas se sentem desencorajadas a curtir conteúdo ‘questionável’ por temer retaliação de trolls, ou para proteger a própria imagem pública”, argumentou o diretor de engenharia no X, Haofei Wang, que divulgou a novidade.
“Em breve, você poderá curtir [no X] sem se preocupar com a atenção alheia. Além disso, vale lembrar que, quanto mais você curte, melhor o algoritmo do “Para você” se torna”, continuou no post.
Na publicação em questão, o desenvolvedor não deu nenhuma previsão sobre o lançamento da novidade para o público geral. Contudo, vale lembrar que assinantes do X Premium já podem ocultar os próprios likes desde setembro de 2023.
Por enquanto, não está claro se as curtidas serão privadas para todos ou se o benefício será exclusivo para assinantes. Além disso, não está claro também se a novidade tirará as recomendações de conteúdo do feed oriundas de curtidas de perfis seguidos — os conhecidos como “Curtido por”.
Fonte: Tecmundo