O Disney Plus acaba de estrear a nova temporada de X-Men ’97, a clássica série de animação baseada na franquia criada por Stan Lee e explorada pela Marvel Studios. Com 10 episódios que serão lançados semanalmente, a série tem tudo para aguardar tanto os novos quanto os velhos fãs dos mutantes mais queridos do planeta.
Confira tudo o que você precisa saber sobre essa novidade que estava sendo muito esperada, e que horas assistir aos novos episódios.
X-Men ’97: relembre a série original
Fonte: Disney Plus
A série original X-Men, também conhecida como X-Men: The Animated Series, foi veiculada pelo canal Fox Kids entre 1992 e 1997. Ela durou cinco temporadas e veiculou um total de 76 episódios.
Inicialmente, a trama acompanha os X-Men pelos olhos de uma mutante novata chamada Jubileu. Ela é resgatada pelos X-Men, que são alunos que vivem em um instituto comandado pelo Professor Xavier, que os ensina a controlar os seus poderes.
Dentre os personagens que abrem a trama estão Ciclope, Jean Grey, Wolverine, Vampira, Tempestade, Fera e Gambit. Ao longo das temporadas, novos personagens se agregam às historias. Logo no começo da primeira temporada, o Professor Xavier é dado como morto, gerando um mistério a ser resolvido.
Com o avançar da narrativa, Jubileu acaba entrando para o grupo e os X-Men se envolvem em confrontos contra os seus inimigos mais clássicos ,como Magneto, Dentes de Sabre, Fanático e os Morlocks. Há também tramas pessoais que são exploradas – entre eles, os problemas entre os heróis, como o ciúme que Wolverine tem do relacionamento de Jean Grey e Ciclope, em uma tensão já bem conhecida por quem viu os filmes.
No Brasil, X-Men: The Animated Series foi exibido pela TV Colosso, nos anos 1990, e pela TV Globinho. A nova série dá continuidade às histórias contadas nesse desenho original, ao mesmo tempo que acrescenta nuances mais adequadas ao tempo presente.
X-Men ’97: o que esperar?
Fonte: Disney Plus
A nova série busca recapitular a nostalgia da série original, ao mesmo tempo em que atualiza a animação para a nossa década. E ela se inicia justamente no fim da última temporada em 1997: com um atentado que deixa Charles Xavier em estado grave. Ele então se despede de seus alunos e parte para um tratamento com a medicina avançada dos alienígenas Shi’ar.
Ou seja, os X-Men já começam a história sem a companhia do Professor X, e precisam lidar com a sua ausência. A produção, no entanto, não fica apenas na retomada do passado e logo passa a explorar novas tramas. Um dos destaques é o personagem Mancha Solar, o primeiro X-Men brasileiro (cujo nome é Roberto da Costa). Mancha Solar é dublado pelo também brasileiro Gui Augustini na versão norte-americana. Por consequência, isso dá todo um gostinho especial, pois ele solta expressões em português.
A criação de X-Men ’97 é de Beau DeMayo, que tem no seu currículo obras como The Witcher: Lenda do Lobo (2021), The Witcher (2019) e Star Trek: Strange New Worlds (2022). Contudo, há uma polêmica: DeMayo foi demitido com sua equipe após encerrar a escrita dos roteiros para uma possível nova temporada da animação. Todavia, em comunicado à imprensa, a Marvel garantiu que a “separação” foi amigável, mas não deu mais explicações.
Outra atração que deve agradar muito os fãs de X-Men: The Animated Series é que a nova série traz o retorno dos dubladores originais. Entre eles, estão Cal Dodd como Wolverine, Catherine Disher como Jean Grey, Lenore Zann como Vampira, George Buza como Fera, Alison Sealy-Smith como Tempestade, Chris Potter como Gambit, Adrian Hough como Noturno e Christopher Britton como Sr. Sinistro.
Fonte: Tecmundo