Enquanto continua suspenso no Brasil por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o X segue anunciando novidades para os usuários no exterior. A mais recente delas é relacionada à função de bloquear, que não vai mais impedir as pessoas bloqueadas de visualizarem suas postagens.
A mudança foi revelada por Elon Musk nesta segunda-feira (23) em seu perfil oficial no antigo Twitter, conforme relatou o The Verge. De acordo com o proprietário da plataforma, os perfis que você bloquear agora vão conseguir ver suas postagens públicas, porém não poderão interagir com a sua conta.
A mudança na função de bloquear contas é defendida por Elon Musk há algum tempo.Fonte: Getty Images/Reprodução
No momento, não é possível ter acesso aos posts de um perfil caso ele tenha lhe bloqueado na rede social nem enviar mensagens. Além de exibir a mensagem “Você está bloqueado”, a função impede a visualização de respostas, lista de seguidores e arquivos de mídia postados por aquela pessoa.
Segundo a reportagem, uma fonte ligada à empresa justificou a alteração no recurso de bloquear do X citando a possibilidade de visualizar uma conta que acionou a ferramenta utilizando um perfil diferente do bloqueado. Outra alternativa seria acessar a plataforma sem fazer login, mas isso aparentemente não é mais permitido.
Críticas recorrentes à função
Embora a redução na função de bloqueio do X tenha gerado reclamações por parte de muitos usuários, conforme os relatos, não é surpresa que a rede social tenha optado pela mudança mesmo assim. A ferramenta tem sido bastante criticada por Musk desde o início da sua administração.
O bilionário disse, no ano passado, que o recurso não fazia sentido e defendeu uma forma mais eficiente de evitar as pessoas com as quais você não tem interesse em interagir na plataforma. Em outra ocasião, ameaçou eliminar a ferramenta por completo, com exceção do bloqueio de mensagens diretas.
Uma alternativa ao recurso modificado agora é a opção de silenciar no X, que possibilita não só evitar a visualização de perfis indesejados como também “mutar” hashtags e palavras, impedindo que os assuntos apareçam na sua timeline. Caso mude de ideia, basta desativar o silêncio.
Fonte: Tecmundo