Na quinta-feira (28), a Xiaomi realizará um evento focado na indústria automotiva. Nenhum produto deverá ser lançado, de acordo com Lei Jun, CEO da empresa chinesa, mas as tecnologias que envolvem a iniciativa serão apresentadas. O SU7 (sigla para Super Speed), primeiro carro da companhia, também terá mais detalhes revelados.
O evento da companhia terá duração de cerca de três horas. O automóvel, em si, deverá ser focado em desempenho, como destacou o CEO. Em formato sedã, o Xiaomi SU7 deverá se concentrar em tecnologia, ecossistema e uso inteligente do seu espaço.
Xiaomi SU7, carro elétrico da empresa, terá novidades anunciadas nesta semana.
Por outro lado, Jun afirmou que o Xiaomi SU7 “não foi desenvolvido para perseguir nenhum concorrente específico”. Ele diz que o carro foi projetado “para oferecer um nível de desempenho de direção que está entre os melhores da sua classe, incluindo o Porsche Taycan Turbo”.
“Demos prioridade à tecnologia inteligente, tendo como inspiração os sistemas avançados de automóveis como o Tesla Model S. O Xiaomi SU7 oferece tecnologias avançadas e um ecossistema de apoio para melhorar a sua experiência de condução”, afirmou o executivo.
Os detalhes da iniciativa e também do veículo deverão ser apresentados apenas na conferência marcada para 28 de dezembro, às 10h (horário de Brasília). A aposta da companhia, afirma Jun, é em um veículo elétrico que integre os setores automotivo, de eletrônicos de consumo e ecossistemas inteligentes.
De acordo com a Xiaomi, o SU7 ainda está na fase de produção experimental, mas deverá chegar ao mercado chinês “em alguns meses”. Quanto ao preço, a companhia diz que ainda não tomou uma decisão, mas que ele “superará as suas expectativas”.
O que esperar do carro elétrico da Xiaomi?
Os rumores envolvendo o carro elétrico da Xiaomi apontam para um lançamento exatamente em 2024. Caso estejam corretos, o veículo poderá contar com autonomia de até 800 km.
Em 2022, a empresa já havia afirmado que o desenvolvimento de suas tecnologias estava avançando rapidamente. Em um evento, a Xiaomi disse ter cerca de 140 carros já em teste. Também na ocasião, a empresa mostrou o Xiaomi Pilot Test, sistema de direção autônoma, funcionando na vida real.
Quanto ao preço, que ainda não possui uma estimativa concreta, rumores apontam que o veículo poderá custar de 260 mil yuans a 300 mil yuans, o que, em conversão direta, poderia ficar em torno de R$ 200 mil.