Foi publicada, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (29), a alteração da data da XV Conferência Distrital de Assistência Social do DF, que vai ocorrer em 19 e 20 de outubro deste ano. O objetivo do encontro é avaliar o Sistema Único de Assistência Social (Suas) no âmbito do DF e propor novas diretrizes para o aperfeiçoamento da política. O tema da conferência deste ano é Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos.
Também foi prorrogada para 31 de julho a data-limite para realização das chamadas conferências livres, organizadas pela população para discutir temas referentes à política no DF. Todas as propostas avaliadas nas conferências livres são enviadas ao Conselho de Assistência Social (CAS-DF), responsável pela organização da conferência distrital, realizada a cada dois anos. O CAS-DF é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
“Toda a população pode participar, debater, fazer sugestões para aprimorar as políticas públicas, não somente servidores e pessoas envolvidas na área da assistência social. Nós só temos avanços porque tivemos conferências anteriores e a participação da sociedade. É importante a construção coletiva e participação de todos”, destaca o presidente do CAS-DF, Coracy Chavante, que também é subsecretário de Assistência Social da Sedes.
As pessoas interessadas podem estabelecer contato com algum grupo organizado mais próximo, como uma associação ou entidade que execute serviço de assistência social, e enviar um aviso prévio ao CAS-DF sobre a realização da Conferência Livre, no e-mail [email protected]. Não há um local específico para a realização das conferências livres.
As conferências livres precedem as conferências regionais, que, agora, serão realizadas em setembro e início de outubro. Os encontros regionais são voltados para usuários da política, trabalhadores da assistência social e entidades e representantes governamentais das regiões administrativas. As sugestões enviadas pelas conferências livres serão discutidas nas quatro conferências regionais do DF.
As conferências regionais fazem parte do processo preparatório da XV Conferência Distrital, que precede a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, marcada para o período de 5 a 8 de dezembro deste ano. São os debates e propostas definidas nos encontros estaduais e no distrital que servem de embasamento para as discussões da conferência nacional e aprimoramento da política de assistência social em todo o país.
Cinco eixos vão nortear os debates: Financiamento; Controle social; Articulação entre os segmentos; Serviços, programas e projetos e Benefício e transferência de renda.
*Com informações da Sedes
Fonte: Agência Brasília