Recursos de edição baseados em inteligência artificial (IA) estão chegando ao aplicativo Fotos do Windows 11, possibilitando desfocar, remover e trocar o fundo de imagens. Conforme relatou o Windows Latest no domingo (12), as novidades serão disponibilizadas primeiro para os inscritos no canal Canary do programa Insider.
Funcionando de forma semelhante às ferramentas de edição do Google Fotos e também às lançadas no Paint, recentemente, os novos mecanismos aproveitam o poder da IA para detectar a pessoa, animal ou objeto que aparece em primeiro plano. Em seguida, um menu com três opções é aberto no canto direito.
Na primeira delas, “Desfocado”, toda a área ao fundo é desfocada, deixando o objeto em primeiro plano como o centro da atenção na imagem. O usuário consegue modificar a intensidade do efeito deslizando a barra de ajuste e também pode selecionar, manualmente, as áreas que serão afetadas pelo desfoque.
A segunda alternativa, “Remover”, permite excluir todo o fundo da foto com apenas um clique, otimizando o trabalho de edição no app Fotos do Windows 11. Já a terceira, “Substituir”, oferece a possibilidade de trocar o fundo original por outro com uma cor personalizada, definida por meio da paleta de cores.
Como usar?
Para ter acesso aos novos recursos de edição do Fotos baseados em IA é necessário, primeiramente, ser um testador do Windows 11 inscrito no canal Canary do programa Windows Insider. Outro requisito é possuir a versão 2023.11110.8002.0 do aplicativo instalada em seu dispositivo.
O passo seguinte é abrir a imagem desejada usando o Microsoft Fotos e clicar em “Editar”, dentro do software. Logo após, o menu com as três opções de edição com IA será exibido, bastando escolher a ferramenta que deseja utilizar para realizar a modificação.
As ferramentas de edição com IA devem ser disponibilizadas nos demais canais do programa Insider, para a continuação dos testes antes de serem lançadas na versão estável do Fotos. A disponibilidade dos recursos para o público em geral ainda não tem data para acontecer.
Fonte: TECMUNDO