Um veterinário foi preso, na manhã desta sexta-feira (7), por suspeita de vender cetamina — anestésico para animais e humanos — para uso recreativo no Distrito Federal.
Segundo a Polícia Civil, em pouco mais de um ano, o suspeito adquiriu mais de 90 litros do anestésico, o suficiente para anestesiar 1,2 mil cavalos, 41 mil cachorros ou 124 mil gatos. A cetamina, quando usada de maneira recreativa, pode causar efeitos alucinógenos, sensação de bem-estar e tem potencial sedativo.
A droga é a mesma que supostamente matou por overdose Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do boi Garantido, em Manaus, no último dia 28. A cetamina também causou a morte do ator estadunidense Matthew Perry, mais conhecido pela série “Friends”, no ano passado.
Os investigadores apontam que o homem aproveitava sua profissão e o fato de ser dono de uma clínica veterinária em Ceilândia para distribuir a droga de maneira ilegal. Durante a operação, os agentes apreenderam dez frascos de cetamina.
A Polícia Civil do DF aponta que o homem deve responder pelo crime de tráfico de droga. Se condenado, ele pode pegar até 15 anos de prisão.
A operação desta sexta-feira é coordenada pela 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte, e teve apoio do Programa Vigifronteiras, do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Fonte: G1