Um grupo de benzedeiras voluntárias resgata tradições centenárias e pratica rezas e rituais no Distrito Federal. Sem ligação com nenhuma religião, o grupo explica que busca proporcionar “conforto” para as pessoas.
A Escola de Almas Benzedeiras nasceu em 2017, quando a idealizadora do projeto, Maria Bezerra, decidiu seguir os passos da avó, que também era benzedeira. Segundo ela, “sua missão era contribuir no resgate do amor das pessoas” e espalhar os ensinamentos de duas grandes benzedeiras de Brasília, dona Maria Paula, do Paranoá, e dona Juliana, de Planaltina.
Atualmente, os encontros acontecem em postos de saúde e parques e os atendimentos são gratuitos. A divulgação dos locais acontece no início de cada mês, por meio das redes socais (saiba mais abaixo).
Escola de Almas Benzedeiras🙏🏻
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/N/Q/4RuN2MT4u5ny9QWY7I4g/20240510-154519.jpg)
A primeira vez que a Escola de Almas Benzedeiras realizou um benzimento foi em um posto de saúde da Asa Norte, em Brasília. Após oito anos, a agenda das benzedeiras está lotada com encontros por todo o DF.
“Hoje, temos que recusar convites porque a agenda está lotada. São feitos encontros gratuitos semanalmente, todos sempre cheios. Me deixa feliz saber que tantas pessoas buscam cuidar do corpo e da alma”, diz a benzedeira Maria Bezerra.
Maria Bezerra conta que cada benzedeira possui seu próprio método:
🌿 É possível usar terços, galhos, conversa e plantas — como arruda, manjericão e espada de São Jorge — para os rituais.
🌿 O importante é conseguir ter conexão e passar esperança para quem precisa.
“Sabemos da importância da ciência, não podemos negar isso, mas ter fé em algo é fundamental”, diz Maria Bezerra.
O especialista em religião Elianildo Nascimento concorda que a fé tem uma importância muito grande para os seres humanos. Ele explica que, desde os primórdios, elementos sagrados trazem esperança e significados para quem crê.
“A fé religiosa traz o benefício que as crenças deste campo sempre trazem, como o sentimento de segurança, pertencimento, esperança, que podem contribuir em aspectos como a boa convivência em comunidade”, diz o especialista.
Escola de Almas Benzedeiras de Brasília
👉🏽Veja aqui onde acontecem os encontros no DF
👉🏽Além dos encontros presenciais, a escola também realiza benzimentos virtuais
Fonte: G1

