Antes de responder o significado de estilo, é importante ressaltar que estilo e moda são conceitos totalmente diferentes. Atendo muitas clientes que não acreditam que possam ter um estilo por atrelarem esse conceito a pessoas que consomem moda ao extremo.
Estilo é sobre expressão e comportamento. É sobre quem eu sou, sobre o que eu gosto, minhas preferências e atitudes. Sendo assim, estilo está inteiramente ligado a personalidade. A moda por si, é uma ferramenta que usamos durante o processo de ressignificação de estilo como um apoio no encontro de algo que caracterize, complemente e dê forma ao nosso estilo pessoal.
O processo do “se vestir”, na verdade é uma construção de todas essas características pessoais a partir de algo concreto e visual. O conjunto das nossas escolhas, como por exemplo, as cores, as texturas, as modelagens, as formas e estruturas das peças são resultado das nossas características pessoais, personalidade e preferências, ou seja, nós nos vestimos todos os dias de quem nós somos ou de como nós estamos.
Qual impacto a imagem pessoal pode causar nas pessoas?
Segundo pesquisas científicas, todos nós fazemos um pré-julgamento crítico de alguém que conhecemos nos 9 segundos do primeiro contato. Uma atitude natural e automática que cria diversas interpretações e opiniões formadas rapidamente de um simples e rápido contato.
Sendo assim, não é possível controlar a impressão das pessoas, mas é possível deixar a imagem alinhada com seus objetivos pessoais e ser mais assertivo, ainda mais quando o tempo que você tem para chamar a atenção ou passar uma boa impressão é muito curto. Com isso, a pergunta é: sua imagem hoje passa qual tipo de impacto? Confiante ou Inseguro? Cuidadoso ou Desleixado? Inteligente ou despreparado? Alguém de Alto Valor ou Popular?
A Consultoria de Imagem é sobre dar forma e expressão aos objetivos que você deseja alcançar. E o que vemos hoje são pessoas de alto potencial em lugares de pouco valor, por simplesmente não entenderem que a imagem externa ajuda a sustentar todas as suas habilidades e competências internas, e que geralmente são aquelas características que são avaliadas bem depois do primeiro contato.
Ter estilo é algo que se prende somente a faixa etária mais jovem?
De forma alguma. Na verdade, a conscientização sobre a importância do estilo e imagem na vida pessoal ocorre em uma faixa etária de idade de pessoas adultas, dos 27 a 50 anos de idade, fase em que a necessidade de passar uma boa credibilidade no mercado de trabalho é necessária. Importante frisar que o estilo acompanha as fases da vida, ou seja, existe estilo em absolutamente todas as faixas etárias. A cada ciclo da vida, nós mudamos, e consequentemente, o estilo também muda. Por isso nos desencontramos muitas vezes com o nosso guarda-roupa. A personalidade muda, e logo o estilo anterior não cabe mais na forma com que me vejo no agora.
O autoconhecimento é importante no desenvolvimento de um estilo? Qual é a sua importância?
Na verdade, o autoconhecimento é contundente no processo de ressignificação de estilo. Se não houver autoconhecimento, o processo de estilo na verdade acaba sendo uma construção de um personagem que não existe. É necessário navegar no mundo interior para que a imagem externa seja aceita e bem recebida. É necessário que haja conforto e leveza no processo criativo de estilo. Apenas assim, conseguimos fazer com que aquele que receberá uma nova identidade, consiga se reconhecer e se sentir em sua própria pele. E logo, nosso cliente consegue sustentar o processo dos pós consultoria de estilo tranquilamente.

