Um homem que se passava por técnico de máquinas de lavar foi preso, nesta terça-feira (18), no INCRA 9, em Brazlândia. Segundo as investigações da 9ªDP, o falso prestador de serviços enganava moradores da região do Lago Norte. Em contato com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o suspeito já possui 25 ocorrências registradas.
O suspeito abordava, principalmente, idosos com mais de 60 anos. A apuração da PCDF mostrou que o indivíduo também, além de ficar com o dinheiro direcionado ao conserto, ficava com as máquinas de lavar estragadas. Na casa do falso técnico no INCRA 9, os investigadores encontraram geladeiras, televisões, frigobar e máquinas de lavar e secar.
Nas imagens disponibilizadas pela PCDF, nota-se o momento em que os policiais recolheram os aparelhos, sendo necessário o suporte de um caminhão de carga para transportar os produtos.
Em relação ao seu modo de ação, o indivíduo distribuía cartões de visitas pela vizinhança do Lago Norte divulgando seu trabalho. Caso houvesse interesse, era acionado pelas vítimas e, após o pagamento da entrada dos serviços, desaparecia com os bens. O falso técnico deve responder pelo crime de estelionato continuado. Se for a julgamento, pode pegar uma pena de até dez anos de prisão.
Como o suposto estelionatário teria aplicado diversos golpes, a 9ªDP do Lago Norte pede que as vítimas se identifiquem e busquem seus aparelhos. A equipe policial ainda adverte que as pessoas se atentem a golpes como esse e que procurem por empresas autorizadas e com sedes.
“Grande atenção na eventual contratação de autônomos que se dizem técnicos, mas muitas vezes não possuem qualquer capacitação. O risco pode não se restringir ao prejuízo financeiro, pois também há risco da saúde das pessoas em decorrência de gambiarras e consertos mal feitos”, afirmou a unidade policial.