Um desafio que viralizou no TikTok, propondo às pessoas saltarem de barcos em movimento, resultou nas mortes de pelo menos quatro pessoas no estado do Alabama, nos Estados Unidos, desde o início de 2023. Os números foram divulgados por autoridades locais na última terça-feira (4).
Popular na rede social de vídeos curtos, especialmente durante o verão, o desafio em questão exige que os participantes sigam até a parte traseira da embarcação (popa) e saltem de lá enquanto o barco se movimenta, em alta velocidade. Toda a cena é filmada e compartilhada na plataforma.
A tendência não é nova, já que vídeos deste tipo circulam no TikTok desde 2020, mas aparentemente os desafios ficaram mais radicais nos últimos meses, possivelmente em busca de maior engajamento. Com isso, as equipes de resgate têm trabalhado bastante no socorro às vítimas.
Em um dos incidentes no Alabama relacionados ao desafio de pular de barco em movimento, ocorrido em fevereiro e registrado em vídeo no TikTok, a vítima era um pai que estava com a esposa, os três filhos e outros parentes a bordo. Já o mais recente aconteceu em maio e vitimou um homem de meia-idade.
Morte instantânea
De acordo com o capitão do Esquadrão de Resgate de Childersburg, Jim Dennis, as mortes ocorridas em decorrência do desafio do TikTok eram todas facilmente evitáveis. Em entrevista à emissora local WPDE, ele forneceu alguns detalhes a respeito dos chamados recebidos.
“Os quatro a quem respondemos quando pularam do barco literalmente quebraram o pescoço e, você sabe, basicamente (tiveram) uma morte instantânea”, explicou. Dennis disse ainda que muitas pessoas se sentem mais encorajadas quando estão sendo filmadas e acabam se metendo em aventuras radicais sem saber dos riscos.
Sobre isso, o velejador Larry King afirmou que saltar de um barco em alta velocidade não é uma boa ideia, desencorajando os usuários do TikTok a continuarem com o desafio. Nestas condições, o contato com a água seria semelhante a saltar de cara no concreto, conforme o especialista.
Fonte: Tecmundo