Bioestimulador de Colágeno – Por que usar?

26 de setembro de 2022 523 visualizações
Postado 2022/09/26 at 3:23 PM
Foto: Divulgação / adobestock.com

A perda de colágeno é um dos fatores que contribui para a flacidez da pele. Trata-se de uma proteína que dá estrutura e sustenta a pele. Quando a quantidade de colágeno do organismo diminui, gera sinais típicos de envelhecimento, como pele frouxa, falta de brilho e rugas.

A produção dessa proteína começa a diminuir a partir dos 30 anos de idade. Além do envelhecimento, outros fatores também podem contribuir para que isso ocorra, como emagrecimento, esportes de alta performance, pós-parto, entre outros.

Para tratar esse problema, muitas pessoas têm recorrido ao bioestimulador. A aplicação do produto é bastante comentado nas redes sociais, principalmente, entre artistas e blogueiras. Ele estimula a produção natural do próprio colágeno do organismo, trazendo de volta volume interno, firmeza e sustentação da pele perdidas ao longo do tempo, proporcionando uma aparência jovem e natural. Ele pode ser usado tanto para o tratamento da face quanto do corpo.

É um tratamento de dentro para fora, chamado minimamente invasivo, com pouco ou nenhum tempo de inatividade. Primeiramente, a substância é reconstituída em diluente estéril e depois injetada logo abaixo da pele, na derme profunda, camada subdérmica e camada supraperiosteal. É recomendado, no mínimo, três sessões no primeiro ano de tratamento, com aplicações mensais. O efeito é gradual. Os resultados começam a ser vistos a partir da segunda aplicação e têm longa duração, de até 25 meses. O ideal é fazer uma aplicação anual para manter e somar o efeito com as aplicações anteriores.

No mercado existem algumas opções, como composto a base de ácido poli-L-lático (PLLA), hidroxiapatita de cálcio e a caprolactona.

Imediatamente, após o tratamento, o diluente e outros constituintes do produto causarão um inchaço momentâneo e, assim, reduzem a aparência de rugas e pele flácida. Dentro de alguns dias, o corpo absorverá o líquido e o inchaço desaparecerá dando uma sensação que o produto não fez efeito. Este processo é normal pois os resultados de bioestímulo são gradativos e não aparecem de imediato.

Efeitos graduais e duradouros constituem o que a maioria dos consumidores procura. Em um estudo clínico, 75% das mulheres preferiram resultados graduais que duram dois anos a resultados imediatos com duração de 12 meses. Outro estudo mostrou que mulheres acima de 50 anos estão insatisfeitas com mudanças físicas, como flacidez da pele, e se sentem presas dentro de um corpo mais velho. É aqui que um bioestimulador de colágeno pode fazer a diferença, pois visa a perda de colágeno – um dos principais fatores de contribuição para a flacidez da pele.

A combinação de tratamentos estéticos é uma solução poderosa para manter a pele jovial e saudável. A bioestimulação de colágeno também pode ser realizada em regiões como mãos, glúteos, abdômen, braços e coxas, além da face, pescoço e colo. O produto pode ser utilizado para criar uma “poupança de colágeno”, ou seja, para guardar a substância desde cedo e prevenir tanto a flacidez quanto o aparecimento dos sinais de envelhecimento.

Assim como outros tratamentos estéticos, os bioestimuladores de colágeno podem causar efeitos colaterais, mesmo que seja um procedimento minimamente invasivo. Para entender melhor os benefícios e os efeitos colaterais, você deve sempre consultar um profissional de saúde experiente na área.

Tag
Compartilhar esse Artigo
Pesquisar