Casos de Dengue aumentam no Distrito Federal

Foto: Paulo Whitaker

De acordo com o Boletim Epidemiológico de junho, disponibilizado pela Secretaria de Saúde , o Distrito Federal contabiliza 52.579 casos prováveis de dengue na região. Se comparado ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 446%. Pulamos de 9.289 para 52. 579. A região oeste, que compreende Brazlândia e Ceilândia, é a que possui a maior concentração de casos por habitantes.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal explicou que o aumento dos casos de dengue foi impulsionado pelas mudanças climáticas, pela adaptação do mosquito e pelo “comportamento” da população diante da pandemia.

Questionados sobre quais medidas tomaram depois do crescimento de casos, adiantaram algumas iniciativas.

“ Foram 500 novos agentes contratados no fim do ano passado. Todos os dias, os agentes de vigilância ambiental estão nas ruas vistoriando os imóveis do Distrito Federal. Recentemente, 300 militares do Corpo de Bombeiros foram capacitados para colaborar nas vistorias. De janeiro até o início de maio foram vistoriados 1,4 milhão de imóveis no DF” , informou a assessoria da Secretaria.

Segundo Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti no Distrito Federal – (LIRAa), da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, as medidas de prevenção continuam as mesmas como evitar o acúmulo de água em recipientes, não recusar a visita do agente de vigilância e vistoriar a casa.

Por Glenielle Alves sob supervisão de Larisse Neves.

TAGGED:
Compartilhe esta notícia