Chuvas favorecem crises alérgicas

7 de novembro de 2022 527 visualizações
Postado 2022/11/07 at 10:55 AM

O clima é um grande influenciador da saúde humana. O tempo seco, frio ou úmido demais acabam por interferir no bem estar das pessoas.
O excesso da chuva ou a ausência dela por vários dias seguidos é determinante para o aparecimento de problemas respiratórios na população. Pessoas que sofrem de asma, rinite ou sinusite sentem imediatamente os efeitos dessas alterações no tempo.

Chegou o período das chuvas no DF, característica desta época do ano. Com isso o número de infiltrações e alagamentos aumenta a umidade nas residências, formando pontos de mofo que acabam por intensificar o comprometimento de via aérea, como espirros, dor de garganta, tosse, coriza, coceira no nariz, ouvido, garganta.
Trazem um alento para a situação de seca mas cuidados com a saúde devem ser redobrados, especialmente as doenças respiratórias, como as alergias. Isso porque as mudanças bruscas de temperatura, aliadas à ventos fortes, contribuem para potencializar essas enfermidades.
São frequentes as crises de rinite alérgica, sinusite, asma e conjuntivite alérgica. Os fatores climáticos, como chuva, vento e frio, não causam as doenças de vias aéreas, apenas favorecem o surgimento das patologias em quem já é alérgico à poeira, ácaros, pelos, mofo e etc.

Os ventos fortes,além de resfriar o corpo e a via aérea, carregam os ácaros e os demais causadores das doenças. A umidade das chuvas contribui para a proliferação de ácaros e fungos no ambiente, assim Além disso, a mudança brusca de temperatura facilita uma irritação na mucosa das vias aéreas, sendo as crianças as mais vulneráveis e sujeitas a adquirir viroses e infecções.
As orientações são: lavar frequentemente o nariz com soro fisiológico, não descuidar das medicações de uso contínuo, ingerir bastante água durante o dia, cuidado redobrado com fungos, ácaros, poeira, pelos e saliva de pets, mofo e bolor; evitar os principais causadores das alergias, como exemplo ter plantas dentro de casa; evitar a secagem de roupas dentro dos apartamentos; evitar varrer, ao invés disso limpar os ambientes com panos úmidos; evitar bichos de pelúcia; evitar produtos de limpeza com cheiros fortes; não sair de um ambiente com ar condicionado direto para o sol e vice versa, pois esta mudança brusca de temperatura tende a piorar o quadro inflamatório da alergia.

Outros vilões da alergia não relaxam ao ar livre, como poluição do ar, resíduos de automóveis e até pólen. É importante notar que a rinite alérgica não é uma infecção, mas um processo inflamatório da mucosa nasal.

Hábitos comuns nesse período tendem a aumentar a incidência de alergias respiratórias, como o uso de roupas que estão há muito tempo guardadas no armário. Essas peças de roupa geralmente apresentam um odor que pode desencadear sintomas alérgicos.

Comum aparecer resfriado neste período, causado por diferentes tipos de vírus. Os principais sintomas são febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, diminuição do olfato e paladar, calafrios e fadiga. A duração dos sintomas é de aproximadamente 5 a 7 dias.

Independente dos sintomas, visite um médico, ele vai saber a melhor forma de te aconselhar!

Tag
Compartilhar esse Artigo
Pesquisar