Covid e queda de Cabelo

27 de outubro de 2022 484 visualizações
Postado 2022/10/27 at 5:13 PM
Foto: Reprodução

Os cabelos são muito importantes na aparência e autoestima das pessoas. Por isso, a queda capilar pode atingir a qualidade de vida do indivíduo.O fenômeno acontece quando determinados fios entram numa fase telógena, se desprendendo alguns meses depois, geralmente, sendo um pouco mais aparente na região bitemporal. Esse é conhecido como eflúvio telógeno.

Uma grande diversidade de fatores endógenos e exógenos estão relacionados à indução do eflúvio telógeno, dentre eles: pós parto, cirurgia, desnutrição proteica e calórica, uso de medicamentos, interrupção do uso de anticoncepcionais, estresse, doenças sistêmicas, entre outros. Podendo ser identificados vaŕios fatores desencadeantes ao mesmo tempo e há casos em que a causa principal não se mostra clara.

Existe eflúvio telógeno crônico ou agudo.
A fase crônica é tida como uma queda difusa de cabelo, com duração superior a seis meses. Esta fase difere da aguda, a qual é mais comum entre as mulheres, principalmente durante o período da menopausa, cuja etiologia não é tão conhecida.

Um exemplo comum na atualidade de eflúvio telógeno agudo é o da pandemia do Coronavírus. A queda de cabelos acentuada parece afetar cerca de 1/3 dos indivíduos que receberam o diagnóstico positivo de infecção do vírus, podendo surgir ou persistir até mesmo após a recuperação do Covid-19, de modo bastante parecido como nos casos dos sujeitos infectados pelo vírus da zika e chickungunya.

O normal de uma pessoa sem alterações é a queda de cabelo de mais ou menos 100 fios por dia.
Cerca de duas a três semanas após o evento desencadeante do eflúvio telógeno, tem início a queda de cabelo difusa, ou na região temporal.
Existem diversos fenômenos que podem contribuir para ter maior queda, como o uso de produtos capilares de baixa qualidade, maus hábitos de higiene capilar, ou frequente de extensões e desfrisagens.
São úteis exames de sangue complementares e o diagnóstico clínico através da tricoscopia.

Atualmente, o tratamento mais comum para o eflúvio telógeno consiste na correção do fator desencadeante, aliado à alimentação adequada rica em proteínas e provável suplementação de vitaminas e sais minerais. O uso de soluções tópicas pode auxiliar na correção da queda do cabelo.

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar