Cuide da sua voz

20 de julho de 2022 529 visualizações
Postado 2022/07/21 at 8:57 AM

No geral, os profissionais que utilizam a voz como ferramenta de trabalho se interessam bastante em cuidar dela. Porém, todos deveriam cuidar da voz. Ela é nosso meio de comunicação com o mundo.
Cuidados adequados podem evitar problemas e te poupar de longos tratamentos médicos, inclusive cirurgia, ou ao menos torná-los mais leves e facilmente identificáveis.

Com a chegada do inverno em Brasília, a queda de temperatura e a baixa umidade do ar tornam a população mais propensa a sofrer com problemas respiratórios, como dor de garganta, rouquidão e falta de ar.
Além do clima seco e frio, outras situações podem prejudicar a voz, como: alergia respiratória, inflamações, fumaça do cigarro (direta e indiretamente), tensão / ansiedade, doenças do estômago como refluxo e o uso excessivo da voz.

Fatores que provocam irritação das vias aéreas, deixam as pregas vocais inflamadas / inchadas, com isso não fecham totalmente durante a fonação, produzindo um som mais áspero e rouco. Algumas pessoas até gostam da voz rouca, o sussurro pode lhes parecer um charme e por isso, não procuram logo um médico, porém nesta condição pode haver limitações para falar ou cantar com o tempo.

A irregularidade na voz pode ser sinal de alergia, gripe ou resfriado, sendo comumente passageira, ou pode ser um sintoma de longa data, causada pelo cigarro, por exemplo, ou até mesmo câncer na laringe. Portanto, se a rouquidão tiver mais de 15 dias, é necessário procurar um médico otorrinolaringologista para investigação diagnóstica.

O tabagismo é a principal causa do câncer de laringe, seguida pelo álcool, e também é grande responsável por câncer de pulmão, bronquite crônica, enfisema e outras enfermidades, tanto em quem fuma, quanto em quem está próximo ao fumante. O usuário de cigarro, geralmente, tem rouquidão. Isso acontece porque, antes de se espalhar para os pulmões, toda a fumaça passa pela laringe e deposita ali toxina, que inflama a laringe e altera a vibração das pregas vocais.

A voz está diretamente ligada à respiração. O nariz filtra, aquece e umedece o ar inspirado. Durante a fala, a respiração é feita tanto pelo nariz quanto pela boca. Porém, na boca não existe filtro como no nariz, o ar entra frio, seco e poluído, irritando a garganta e as pregas vocais. Por isso, ao falar por muito tempo, o ideal é beber água para manter a hidratação. Ao respirar um ar muito seco, a voz se desgasta com maior facilidade, podendo preservá-la respirando um ar adequadamente umidificado, como bacias e toalhas molhadas pela casa, inalação com vaporizador ou mesmo com uma chaleira com água quente. Evitar ficar muito tempo em ambientes com ar condicionado, pois compromete a respiração e resseca o aparelho fonador. Se o uso não puder ser reduzido, a limpeza do filtro do ar condicionado deve ser frequente para diminuir a inalação de ar poluído por ácaros.

As pregas vocais funcionam melhor quando estão bem lubrificadas, isso significa manter todo o corpo hidratado constantemente. É importante beber bastante líquido ao longo do dia, principalmente água, evitando muito gelado ou muito quente, e manter sempre uma garrafa por perto durante o uso excessivo da voz.

📞 (61) 3965-8151
📱 (61) 99833-7979

📍 SHLS 716 (Centro Clínico Sul – Torre II) – Sala T207 (Piso da praça).
Asa Sul, Brasília – DF

Responsável técnica: Dra. Sanny França Pedrosa Tavares
CRM-DF 11801
RQE 3129
@drasannytavares

Tag
Compartilhar esse Artigo
Pesquisar