Os advogados do governador afastado Ibaneis Rocha (MDB), Cleber Lopes e Alberto Toron, pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (9), a volta de Ibaneis para o cargo de governador do Distrito Federal. Até o momento, o ministro Alexandre de Moraes não se pronunciou sobre a solicitação. Os últimos despachos de Alexandre foram a respeito da devolução dos celulares de Ibaneis.
A Atividade News tentou entrar em contato com o advogado Alberto Toron para saber como está a tramitação do pedido. Porém, não obteve retorno até a publicação desta matéria. Ibaneis Rocha está afastado desde o dia 9 de janeiro, um dia após os ataques anti-democráticos na Capital Federal. A até então, a vice-governadora, Celina Leão (PP), assume a função em sua ausência.
Ibaneis tem sido alvo de investigações pelos ataques que ocorreram em Brasília. Na decisão de Alexandre, o governador afastado teria sido “dolosamente omissivo”. No dia 20 de janeiro, Ibaneis teve sua casa, gabinete e escritório revistados pela Polícia Federal (PF). Na época, o investigado reforçou sua inocência.
“Não há nada que possa me ligar aos golpistas que atacaram os três Poderes. Eu sempre me comportei de modo a colaborar com as investigações e mantenho a mesma postura. Cheguei a fazer um depoimento espontâneo à Polícia Federal, mostrando que não há o que temer”, afirmou Ibaneis em suas redes sociais. As apurações devem continuar até que se esclareça os fatos do dia 8 de janeiro.