As mãos têm a pele delicada e mais sensível em comparação com o resto do corpo. Por ser mais fina e ficando exposta o tempo inteiro, favorece à formação de manchas e outros sinais de envelhecimento, assim como sujeitas à acidentes.
A pele do dorso das mãos é fina, delicada e com pouca quantidade de glândulas sebáceas, que controlam a oleosidade, favorecendo o ressecamento da derme, com isso, os efeitos do sol podem ser ainda mais agressivos, o que as tornam muito sensíveis, favorecendo o surgimento de rugas e manchas de fotoenvelhecimento.
Somado a isso, sabe-se que as mãos são utilizadas em muitas atividades do cotidiano, ficando expostas a fatores climáticos e em contato direto com substâncias químicas que agridem sua textura. Nós lavamos as mãos o tempo todo, entramos em contato com produtos de limpeza, aplicamos álcool em gel, cortamos alimentos, cozinhamos.
Cuidados básicos devem ser seguidos para manter a saúde das mãos e evitar acidentes domésticos ou de trabalho. Muita gente pode não se dar conta do quanto isso é importante, afinal, as mãos são usadas para fazer praticamente tudo.
Algumas dicas ajudam a prevenir acidentes das mãos, como:
• Treinamentos de funcionários no ambiente de trabalho;
• O uso de acessórios deve ser evitado, como aliança, anel e pulseira;
• A utilização de luvas apropriadas para cada atividade é primordial, protegendo-a do calor, de substância tóxica, produtos de limpeza, vírus e bactérias. Detergente, cloro, desinfetante e outros itens que usamos diariamente conseguem agredir a pele, podendo causar alergias, dermatites e irritações, uma vez que danificam a camada de proteção da pele.
A preocupação com as mãos deve ser constante nas diferentes estações do ano. O outono e inverno têm o tempo mais seco, o que pede o reforço do uso de cremes hidratantes. A primavera e o verão têm a incidência dos raios ultravioletas mais intensa, o que necessita de filtro solar mais constante, não só para quem trabalha ao ar livre quanto para quem passa o tempo dentro de casa ou escritório.
Com a maior exposição às agressões diárias, as mãos são as primeiras a revelar os sinais de envelhecimento. Por isso é importante intensificar o tratamento desta região. As mãos são áreas tão expostas quanto outras regiões do corpo, no entanto não recebem os mesmos cuidados, quando se fala de hidratação e proteção solar.
Com o envelhecimento, surge mancha, conhecida como senil, que é resultado do efeito cumulativo do sol na pele, por isso a utilização de protetor solar nessa área também é fundamental. O tecido das mãos torna-se mais flácido devido à diminuição de elasticidade das fibras e a redução da produção de colágeno. Por isso, elas merecem um cuidado especial, com ativos que atuam no clareamento, preenchimento e na redução dos sinais de envelhecimento
Cuidados essenciais para manter o aspecto das mãos jovem e saudável:
• Uso de filtro solar nas mãos para protegê-las do fotoenvelhecimento;
• Esfoliação contribui para a remoção das células mortas, que ficam no estrato córneo da pele, a parte mais externa. A prática ajuda o creme hidratante a penetrar melhor na pele;
• Utilizar removedores sem acetona na remoção de esmaltes, pois agridem menos a cutícula das unhas, alguns esmaltes podem ser grandes causadores de dermatites de contato e alergias, como no caso dos produtos que contêm tolueno e formaldeídos, substâncias que aceleram o processo de secagem;
• Evitar roer as unhas e mantê-las limpas;
• Utilizar agentes de limpeza menos agressivos como syndets, que são mais suaves do que sabonetes comuns, ou sabonete líquido, suave, à base de glicerina vegetal, que além de ser mais hidratante, também é mais higiênico, já que os sabonetes em barra podem acumular bactérias em sua superfície. Recentemente lançado tem o higienizante para mãos sem álcool, que pode ser usado seco ou com enxágue;
• Hidratação – tanto homens quanto mulheres precisam ter o cuidado de usar hidratante nas mãos, de preferência um frasco que possa estar sempre na bolsa e transforme o uso em um hábito diário e frequente. O ideal é creme que tenha rápida absorção, sem corantes, hidratação profunda e regeneradora, como à base de ureia e ácido hialurônico.
Procedimentos médicos para rejuvenescimento das mãos são indicados, já que cremes e loções nem sempre são suficientes, porque muitas vezes o ressecamento e a desidratação estão associados com o processo de envelhecimento. Nesse caso, há perda de estruturas como colágeno, elastina, ácido hialurônico e outras moléculas da matriz extracelular. Esses produtos tópicos não conseguem alcançar camadas mais profundas.
Algumas opções destes tratamentos:
• Peeling químico e Laser – para tratar rugas e manchas;
• Preenchimento com ácido hialurônico ou com a hidroxiapatita de cálcio – para mãos magras, em que seus vasos e tendões ficam muito expostos, com o preenchimento destes espaços, a mão adquire uma aparência mais jovem;
• Skinboosters – contribuem na textura e aspecto da pele, promovendo uma hidratação profunda de dentro para fora. São recomendadas de duas a três sessões inicialmente, com manutenção a cada 6 ou 12 meses.
Os cuidados com as mãos devem virar hábito, pois é também uma questão de saúde, quanto mais hidratadas, mais resistentes se tornam.