É Rinite ou é asma?

28 de junho de 2023 417 visualizações
Postado 2023/06/28 at 7:19 PM

A rinite e a asma são doenças inflamatórias do nosso sistema respiratório. Apesar de serem independentes, estão relacionadas devido serem manifestações de uma mesma doença, que é a alergia respiratória. Estima-se que a rinite alérgica ocorra em cerca de 75% dos pacientes com asma.

Elas podem ser desencadeadas por ácaros, fungos, pólen, pelos de animais, vírus, poluição ambiental, cigarro, mudanças climáticas e até emocionais. Mas não é todo indivíduo que tem essa inflamação quando exposto a estas circunstâncias, deve ter predisposição, que pode ser até genética.

Pode ser um quadro agudo, com duração dos sintomas entre 7 e 10 dias, ou crônico, com os sintomas persistindo por meses. Num quadro crônico, podem existir episódios de fase aguda.

A coexistência da asma e da rinite alérgica e a soma dos seus sintomas tendem a sobrecarregar o paciente. É de grande importância a correlação no momento do diagnóstico, pois o controle da rinite alérgica também influencia no controle da asma.

A presença da rinite não diagnosticada e corretamente tratada em pacientes com asma, é um dos fatores de gravidade para asma, dificultando o seu tratamento. Resfriado comum, influenza (gripe), rinite alérgica, rinossinusite ( inflamatória ou infecciosa) podem desencadear as crises de asma.

Doenças alérgicas não respiratórias, como a dermatite atópica e a conjuntivite alérgica podem estar associadas à asma em algum momento da vida.

Os sintomas mais frequentes na asma são: falta de ar, chiado no peito, sensação de aperto no peito e tosse. Já os sintomas mais comuns da rinite alérgica são: espirros, nariz entupido, secreção no nariz, coceira no nariz, olhos, garganta e ouvidos, ardência nos olhos e lacrimejamento.

O tratamento se inicia em se livrar dos fatores desencadeadores da asma e da rinite alérgica. Manter o ambiente arejado e limpo, evitar contato com as substâncias alérgenas, como poeira, ácaros e fungos, produtos químicos, em especial, aqueles que possuem forte odor. Passar regularmente pano úmido na casa. Não deixar acumular poeira. Evitar ar-condicionado, tapetes, carpetes, animais e bichos de pelúcia. Manter-se hidratado, realizar atividade física regularmente e ter uma alimentação saudável.

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar