Sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal 9SSP/DF), o protocolo de ações integradas elaborado para este domingo (2), primeiro turno das eleições 2022, foi colocado em prática. O documento foi elaborado a partir de levantamentos de inteligência, segurança, mobilidade urbana e preservação do patrimônio público. De forma integrada, órgãos locais e federais atuaram em apoio ao pleito eleitoral.
No período da tarde, a Polícia Civil do DF (PCDF) registrou crime eleitoral em Sobradinho. Um indivíduo foi preso em flagrante com material de propaganda eleitoral fazendo “boca de urna”. A voz de prisão foi dada por um promotor de justiça que trabalhava na fiscalização das eleições. Também foi registrada a apreensão de uma arma de fogo, em Samambaia, nas proximidades de um dos pontos de votação, na quadra 619 da região. O portador foi conduzido à delegacia por agentes da PCDF.
No Paranoá e em Samambaia, duas pessoas foram flagradas ao fotografar urnas com a utilização de celulares. Eles foram encaminhados à Superintendência Regional da Polícia Federal do DF (SRDF/DPF), que fica localizada no Setor Policial Sul. Já no Recanto das Emas, foi registrada ocorrência por distribuição de panfletos de candidatos. Os dois envolvidos foram conduzidos à Polícia Federal, mas foram liberados por falta de materialidade do fato.
Os 610 locais de votação foram monitorados por policiais militares, assim como às 20 juntas de apuração e os 20 cartórios eleitorais.
O Corpo de Bombeiros Militar do DF realizou cinco atendimentos por causa clínicas. Um deles ocorreu no Paranoá. Uma senhora sentiu-se mal. Ela estava consciente, orientada e estável e foi transportada para o Hospital do Paranoá. Um outro atendimento foi realizado a uma pessoa, que apresentava sintomas de ansiedade. Ela retornou à sua residência. O mesmo ocorreu com um senhor, de 79 anos. Estava sentindo-se fraco e os filhos decidiram retornar com ele para casa. No Guará II, os militares realizaram atendimento a uma menina de nove anos que passou mal no local. Ela foi transportada consciente, orientada e estável para o Hospital Brasília. Na Escola Classe 05, Planaltina, uma senhora foi transportada para o Hospital Regional de Planaltina após desmaiar.
Os militares auxiliaram, ainda, duas pessoas com dificuldade de locomoção, no Lago Norte e em Sobradinho.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal monitorou o trânsito nas vias urbanas durante o horário das votações. Entre 12h – 15h30 foi registrado grande fluxo de veículos e pontos de retenção próximo aos locais de votação. Após este horário, o trânsito fluiu com tranquilidade, sem registro de intercorrência nas principais vias do DF, assim como nas três pontes localizadas no Lago Sul.
Período da manhã
O CBMDF realizou dois atendimentos com motivação clínica, sendo um mal súbito – em Samambaia Norte, e um desmaio, em Sobradinho. Os militares atenderam, ainda, a queda de uma senhora na seção eleitoral em São Sebastião. Ela estava consciente, orientada e estável e foi transportada para o Hospital do Paranoá. Um senhor foi atendido na Colônia Agrícola Vicente Pires, após sentir-se mal. Ele foi atendido no local e não precisou ser encaminhado à unidade de saúde.
Os militares realizaram o deslocamento de uma pessoa com dificuldade de locomoção ao Centro de Ensino Fundamental 03, do Paranoá. Houve, ainda, atendimento clínico a um homem, na Escola Classe 50, Taguatinga Norte. O paciente foi atendido por médico do SAMU. Não foi necessário transporte ao hospital.
A PCDF registrou um crime eleitoral por meio da Delegacia Eletrônica. De acordo com a ocorrência, haviam pessoas jogando panfletos de candidatos numa escola, no Guará. O fato está em apuração e, caso seja configurado, será encaminhado à Superintendência da Polícia Federal.
O Detran realizou intervenções pontuais para melhor fluidez do trânsito. O Departamento registrou um aumento de fluxo de veículos na chegada ao centro de Taguatinga e outro em Águas Claras, próximo ao colégio La Salle.
A PMDF conduziu uma mulher até a Polícia Federal por fotografar uma urna, no Recanto das Emas.