Em carta, policiais federais dizem que governo Bolsonaro fez “descaso” com segurança pública

6 de julho de 2022 560 visualizações
Postado 2022/07/21 at 9:02 AM
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Blog do Elijonas

O clima azedou de vez entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e os integrantes da Polícia Federal. Em uma carta publicada nesta terça (5), a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e a Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (FENADEPOL) repudiaram a forma de condução e a posição do governo Bolsonaro durante a discussão sobre reestruturação das forças de segurança.

“O não cumprimento do compromisso firmado publicamente pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, é a representação máxima do que esse governo significou para a segurança pública e seus servidores: descaso, desprestígio e desvalorização. Apesar de ter sido eleito com a bandeira da segurança e do combate à corrupção como maior trunfo da campanha em 2018, o presidente e sua equipe só trouxeram desgaste à imagem destas instituições e prejuízos aos policiais federais”, diz trecho da carta assinada pelos investigadores.

Os profissionais de segurança também escreveram que “hoje os policiais federais possuem menos direitos e salários menores do que antes da atual gestão”, se referindo a governos anteriores, em sua maior parte do PT (2002-2017).

“Não há como acreditar mais em promessas de que a valorização das forças de segurança virá no futuro. As entidades continuarão a defender seus policiais e sua instituição, como uma polícia de Estado e não de governo, seja qual for o governante, independentemente de ideologia ou viés político” é o trecho que finaliza a carta enviada à sociedade pelos integrantes da Polícia Federal.

Por Elijonas Maia

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar