Os preparativos para a festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, estão a todo vapor para esta quinta-feira (12). Pela 25ª vez, as comemorações serão realizadas na Esplanada dos Ministérios. De acordo com a Arquidiocese de Brasília, 70 mil pessoas devem participar da festa.
Na programação deste ano, a Arquidiocese conta desde da tradicional missa, show e procissão. Confira as atividades por completo a seguir:
- 9h: missa para as crianças presidida pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar de Brasília, Dom Ricardo Hoepers;
- 10h às 13h: festival de sorvete, brinquedos infláveis e sorteio de prêmios;
- 15h: show com o Frei Gilson;
- 17h: Santa Missa Solene gerida pelo cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida e concelebrada por todo o clero da Arquidiocese de Brasília.
Além da Santa Missa, a Arquidiocese informou que está previsto a procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pela Esplanada dos Ministérios.
“A procissão com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida que será colocada no papamóvel utilizado pelo Papa São João Paulo II quando veio a Brasília. Junto com todo o clero e todo o povo, a Imagem percorre a Esplanada dos Ministérios onde são dadas três bênçãos: a primeira dirigida aos enfermos, a segunda dirigida aos governantes e a terceira às famílias, retornando, em procissão ao Altar montado no centro do gramado da Esplanada”, detalhou a Arquidiocese.
Para o evento, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) adotaram um plano para fechar as vias. Até o momento, a via de ligação S1-N1 é a primeira a passar pelo processo de fechamento nesta quarta-feira (11). Além da S1-N1, a Esplanada dos Ministérios será interditada nesta quinta-feira (12).
“No dia 12, o bloqueio na via S1 ocorrerá na altura do acesso à via L2 Sul. O túnel de acesso à S1 próximo ao Palácio do Itamaraty também será fechado. O fluxo de veículos da L2 Sul, sentido Eixo Monumental, será desviado para o Buraco do Tatuí”, detalhou a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).
Já na via N1, a SSP-DF reforça que o bloqueio será a partir do Bloco J até o quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).