GDF e moradores se unem contra descarte de lixo irregular no Itapoã

14 de março de 2022 8 visualizações
Postado 2022/03/14 at 4:44 PM
Foto: GDF Presente

Moradores do Itapoã e o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do programa GDF Presente e da administração da cidade, se uniram em prol de uma causa ambiental: a limpeza de uma área de descarte irregular de lixo no trecho que liga o Itapoã à Rota do Cavalo.

Na última sexta (11), contando com o reforço de operários do Polo Leste do GDF Presente, foram recolhidas aproximadamente 15 toneladas de entulho no local. De acordo com quem é da região, o descarte irregular de lixo é um problema recorrente, principalmente para os moradores do Condomínio Mansões Entrelagos.

“É muito triste a situação; o pessoal descarta sofá, pneus, resto de obra, podas de árvore…”, comenta o síndico do condomínio, Elizeu de Souza. “Como o local faz divisa com o condomínio, muitos moradores chamam a atenção da gente, principalmente por conta do mau odor que acaba invadindo os quintais.”

Ele ressalta a importância da parceria envolvendo os órgãos do GDF na busca de uma solução para o problema: “Nós ajudamos a recolher o lixo sempre que possível. Quando mandamos uma pá carregadeira do condomínio no local, entro em contato com a administração, que nos ajuda com um outro caminhão para recolher”.

O administrador do Itapoã, Marcus Cotrim, destaca outros esforços feitos pelo governo para diminuir o problema do descarte irregular de lixo na cidade: “A comunidade nos ajuda, comunicando quando se joga lixo lá. A conscientização é muito importante. Estamos em contato com o SLU [Serviço de Limpeza Urbano], que é um grande parceiro, para instalarmos mais unidades do papa-lixo”.

Além do trecho que liga o Itapoã à Rota do Cavalo, as equipes do GDF Presente atuaram no recolhimento de entulhos na Quadra 1 da cidade. “Em alguns pontos, tivemos que utilizar as máquinas bobcat para a retirada dos materiais por ser um equipamento menor”, relata o coordenador do Polo Leste, Júnior Carvalho. “Algumas ruas do Itapoã são muito estreitas, e o caminhão toco não consegue entrar”.

Em São Sebastião, os operários do programa atuaram em uma grande operação tapa-buracos, que passou pelos bairros São Gabriel, Itaipu e Vila do Boa e contemplou, ainda, os condomínios Quintas dos Ipês e Ouro Vermelho 2, utilizando cerca de 15 toneladas de massa asfáltica para corrigir desníveis no asfalto.

Fonte: Agência Brasília

Compartilhar esse Artigo

Navegue