Incêndios atingiram pelo menos quatro regiões do Distrito Federal neste sábado (17). Imagens do incêndio na Floresta Nacional de Brasília (Flona) foram gravadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).
No vídeo é possível ver uma alta coluna de fumaça e a destruição da mata. Segundo os bombeiros, o clima seco – umidade entre 30% e 20% – e o vento forte fizeram o fogo se propagar e não foi possível acessar a BR-070, rodovia que fica perto do local, por conta da fumaça.
Segundo os bombeiros, na Flona, a suspeita é que o fogo tenha começado por alguma ação humana. O incêndio ficou próximo ao conjunto de casas do 26 de Setembro, o que gerou um alerta nos moradores da região, segundo os bombeiros.
Regiões afetadas
Além da Flona, um incêndio em Arniqueira, perto do Condomínio Vinícius de Morais assustou os moradores. Os bombeiros conseguiram apagar o fogo por volta das 17h, quase duas horas e meia depois do início.
O Lago Sul também foi outra região afetada. As imagens, registradas na altura da Ponte JK, mostram muita fumaça na região do Lago Sul (veja foto acima).
No Guará, até a publicação desta reportagem, os bombeiros estavam combatendo o fogo. De acordo com a corporação, o incêndio está ganhando grandes proporções e as chamas estão perto na área de reserva natural.
Uma outra região que foi atingida pelo fogo neste sábado (17) foi o Núcleo Rural Tabatinga. De acordo com morador, o fogo chegou a atravessar a DF-130.
Segundo o morador, nas margens da estrada tinham animais mortos, que não conseguiram fugir a tempo. Produtores rurais usaram caminhão pipa para combater o fogo, que acabou por volta das 17h.
Os alertas para a população em caso de incêndio, segundo os bombeiros, são:
- Trabalhar preventivamente: alguns cuidados preventivos devem ser adotados com relação aos incêndios florestais, tal como a construção de aceiros (limpeza do terreno numa largura de 4 metros) ao redor da propriedade, que proteja especialmente as casas, currais, galinheiros. Os aceiros servem como barreiras contra os incêndios, protegendo vidas e patrimônio;
- Controle da vegetação em áreas rurais: com auxílio de meios mecanizados como roçadeiras, capina e arado, realizar a coleta seletiva e compostagem de lixo orgânico e não realizar nenhum tipo de queimada para controle de lixo, ou restos de culturas e podas;
- Em casos de incêndio florestal: prioritariamente, acionar o CBMDF pelo número 193 o mais rápido possível, se identificar e informar corretamente o local da ocorrência, com ponto de referência caso haja possibilidade. A segunda ação é procurar um local seguro, longe das chamas, na direção oposta a do vento e, caso seja proprietário da área e tenha gado ou alguma criação de animais que possivelmente possam ser vítimas dos incêndios florestais, liberar as porteiras, colchetes, para que não ocorram acidentes.
☎️ Em caso de dúvidas, a orientação é buscar mais informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Fonte: G1 DF

