Mais moderno e confortável, Na Hora da Rodoviária abre as portas

14 de outubro de 2021 562 visualizações
Postado 2021/10/14 at 8:37 PM
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Fonte: Agência Brasília

A unidade do Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto está de cara nova. O local passou por uma ampla reforma, a primeira em 20 anos, e foi entregue nesta quinta-feira (14) pelo governador Ibaneis Rocha.

Foram investidos R$ 1,8 milhão na unidade para trazer mais conforto aos colaboradores e usuários e também em tecnologia para tornar o atendimento ainda mais ágil naquele que é o posto com maior número de atendimentos no DF.

A expectativa é  que agora o tempo médio de espera no atendimento fique abaixo dos cinco minutos. As instalações do Na Hora passam a contar com acessibilidade, e o atendimento será bilíngue e por Libras (linguagem brasileira de sinais). O governo pretende reformar todas as unidades do Na Hora até o fim de 2022, e a próxima a ser entregue é a unidade de Brazlândia.

“Quando iniciamos o processo de parceria da Secretaria de Justiça com o Banco de Brasília, a expectativa era exatamente essa: trazer modernidade, tecnologia e atendimento à comunidade de forma rápida e útil. Agora, começamos a mostrar o resultado desse trabalho. É possível melhorar o atendimento à comunidade, a vida das pessoas, e vamos levar esse serviço a todas as cidades”, destacou o governador Ibaneis Rocha.

O Na Hora é uma das subsecretarias vinculadas à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Para a titular da pasta, Marcela Passamani, a reforma “melhora o atendimento e a experiência do usuário dentro do Na Hora da Rodoviária, que atende uma média de quatro, cinco mil pessoas todos os dias”.

A secretária citou outros projetos e o trabalho do governo de expandir o serviço: “Nós vamos reformar todas as unidades do Na Hora. Temos outros projetos, como o Na Hora Cidades, e estamos com um projeto de carreta itinerante para levar serviços para a população onde o Na Hora não está presente”.

Quem trabalha na Rodoviária elogiou a reforma, com a perspectiva de utilizar os serviços o quanto antes. É o caso de Francinete Terceiro, atendente de uma loja próxima à unidade do Na Hora, que declarou:  “Acredito que vai ser bom para a população essa reforma, porque essa unidade é bastante movimentada”.

A reforma

O Na Hora da Rodoviária passou por ampla reforma, que incluiu reparos nos banheiros, copa e substituição do sistema elétrico e do parque tecnológico. Além disso, o projeto também trouxe a criação de uma sala de descompressão para servidores e colaboradores. O espaço também ganhou redefinição do layout, mobiliários e divisórias, que vão possibilitar a ampliação de serviços públicos pelos órgãos parceiros e melhor atendimento ao usuário.

As mudanças não vão se restringir apenas ao espaço físico. O tempo de espera no atendimento também vai diminuir. Até 2018, o Na Hora Rodoviária contabilizava um tempo médio de espera em 27 minutos. No início da atual gestão, em 2019, a espera caiu para 15 minutos, com a implementação de novos processos e o uso de novas tecnologias. Em 2020, o usuário esperou uma média de oito minutos para ser atendido. A estimativa é que o serviço fique ainda mais ágil, com tempo de espera média abaixo dos cinco minutos.

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