Mito ou verdade: cabelo envelhece?

23 de agosto de 2023 359 visualizações
Postado 2023/08/23 at 10:26 AM

O título da coluna revela um questionamento bastante comum nos consultórios. Por isso, resolvi abordar o tema. Bem, o cabelo não permanece constante com o passar dos anos. Com a idade, ocorre o envelhecimento dos cabelos que acarreta o afinamento do fio e, consequentemente, queda. Essas são características frequentes na população idosa, em maior ou menor grau, a partir de diferentes idades.

A mudança é gradual. O diâmetro do cabelo é reduzido, sua densidade diminui, pode ocorrer alopecia androgenética e a pigmentação pode cair. Essas mudanças relacionadas à idade podem ser exacerbadas por tratamentos químicos como alisamento por calor, permanente e coloração.

O envelhecimento da haste do cabelo pode ser mais perceptível devido à perda de melanina. Isso está relacionado à diminuição do número e da atividade dos melanócitos do bulbo capilar. A reversão da canície, nome científico dos cabelos brancos, é um desafio para os formuladores de produtos capilares na busca da pigmentação do cabelo.

Os cabelos jovens, com brilho e volume, que tem seu pico por volta dos 30 anos, podem dar lugar a cabelos finos, opacos e quebradiços, associados ao envelhecimento. Essas alterações são o resultado da associação de elementos genéticos e ambientais que influenciam as células do folículo piloso, especificamente, as células-tronco do folículo piloso e os melanócitos.

O cabelo é uma grande ferramenta de auto expressão de beleza pessoal. Alguns indivíduos têm sua qualidade de vida afetada significativamente por esses processos, podendo levar a distúrbios emocionais, depressão, ansiedade ou outros problemas de saúde mental. Por isso, o aumento no interesse em compreender as mudanças fisiológicas no folículo capilar no envelhecimento.

Apesar dessa progressão inevitável, existe uma variedade de tratamentos, como uso de luz e medicamentos, que foram desenvolvidos para atenuar os efeitos do envelhecimento, principalmente, da calvície e dos cabelos ralos. Embora cada um funcione por meio de um mecanismo diferente, todos visam manter ou potencialmente restaurar a qualidade juvenil do cabelo. O aparecimento de radicais livres no couro cabeludo levaria ao envelhecimento dessa área do corpo humano e, consequentemente, à senescência dos cabelos.

Tag
Compartilhar esse Artigo
Pesquisar