METADE DO ANO CHEGANDO

1 de julho de 2022 579 visualizações
Postado 2022/07/21 at 9:06 AM
Foto: Marcos Ribolli

O Brasileiro 2022 chega na sua décima quarta rodada, pouco mais de um terço das partidas já realizadas, e revela um campeonato com a tabela dividia em duas. Na parte de cima, o Palmeiras desponta como favorito, pelo futebol eficiente apresentado, bom posicionamento no meio campo e Gustavo Scarpa em momento iluminado, sem esquecer de Rafael Veiga.

Acompanham o Palmeiras, o Atlético-MG, algo até esperado, mas várias boas surpresas, o Corinthians, Athletico-PR, Internacional e Fluminense. A ser elogiado os trabalhos dos técnicos Felipão e Mano Menezes, que, com a fama de retranqueiros, montaram times bem postados, o que permite sair em velocidade ao ataque e tem dado resultado. Fica a lição de que, em vários times, pelos elencos e fase vivida, mesmo treinadores defensivos podem ser a solução. Como já dito antes, tudo depende do planejamento para deixar elenco compatível com as ideias do treinador.
Na segunda parte da tabela, que deve se dividir em duas dentro de mais algumas rodadas, estão os times que ainda não decidiram se disputam um lugar no G6 ou no Z4, com as surpresas de Flamengo, São Paulo e Bragantino estarem nesse grupo. O Flamengo se apresenta em momento ascendente, com o trabalho de Dorival dando resultado, resta saber se a diretoria dará tempo e estrutura profissional ao treinador, algo que não vem ocorrendo nos últimos trabalhos.

Surpresa negativa fica para os times do Fortaleza, pela sempre boa expectativa criada pelo seu treinador, que não se confirma, e o América-MG, que investiu num elenco que tem a obrigação de não ficar entre os quatro últimos colocados.

DENÚNCIA
Na semana passada, dois jogaços entre Atlético-MG e Flamengo brindaram as torcidas de ambos os times que compareceram ao Mineirão, em Belo Horizonte. Mas, para tristeza de qualquer um que goste de futebol, a torcida organizada do Flamengo, no que evidencia sua soberba de não aceitar a derrota, fez ameaças explícitas de violência contra os torcedores atleticanos que forem ao RJ no jogo da volta da Copa do Brasil. Pior, ameaçaram crianças e mulheres.

Não existe nenhuma razão para tais ameaças, qualquer que tenha sido o tratamento no Mineirão. E, que os jogadores dentro de campo deem o exemplo e não prestem o papelão de dar declarações que estimulem a selvageria, como fez o atacante Gabigol.

E, espera-se que as autoridades cariocas deem a devida atenção, investigando os autores da ameaça e impedindo estes criminosos bem como a torcida organizada a que pertencem de ter qualquer chance de concretizarem suas ameaças. As ameaças absurdas foram explícitas, estão documentadas em rede social, seus autores facilmente identificáveis, inclusive de qual torcida pertencem. Não existe justificativa para não se atuar no caso, e eventual omissão das polícias cariocas deverão ser devidamente denunciadas e responsabilizados os culpados.

Ao leitor, pede-se a retomada da reflexão feita na primeira coluna deste espaço, pelo bem do nosso esporte favorito.

Ivan Prado

Tag
Compartilhar esse Artigo
Pesquisar