Opinião: Cabelo bonito no inverno

20 de junho de 2022 462 visualizações
Postado 2022/06/20 at 10:35 AM

Continuando as dicas de como se cuidar no clima seco e frio de Brasília, agora falaremos sobre o cabelo.
Temperaturas baixas são nocivas para a pele como um todo, inclusive o couro cabeludo, assim como o excesso de calor nas estações mais quentes, deixando-os ressecados, quebradiços e sujos. Calor ou frio extremo, pode contribuir para o cabelo cair mais facilmente, além de ficar opaco e sem vida.


O inverno contribui para a eletricidade estática dos cabelos, ou seja, os fios arrepiados e frizz. Isso acontece porque nesta estação a umidade do ar é menor, então os elétrons se movimentam mais lentamente, acumulando grande carga estática.


Para evitar que isso aconteça, existem algumas dicas que podem minimizar o dano.
Um erro comum em dias mais frios, é deixar de lavar os cabelos. Fios sujos tendem a cair e ficam menos brilhosos e saudáveis. O ideal é criar uma rotina de acordo com cada tipo de cabelo, se oleoso pode lavar todos os dias, se seco é interessante fazer a higienização cerca de três vezes por semana.


Evitar banhos quentes e prolongados que, por sinal, nestes dias mais frios, são uma tentação e muito reconfortantes. O problema é que isso aumenta a oleosidade do couro cabeludo, além da água quente abrir mais as cutículas retirando o óleo natural e a umidade, descamar o couro cabeludo (caspa / dermatite seborreica), quebrando os fios, tirando o brilho e deixando o cabelo menos sedoso. Se não conseguir deixar o chuveiro numa temperatura mais amena, procure ao menos finalizar a lavagem com água fria, pois isso fechará as cutículas.
Outra dica é enrolar-se na toalha e enxaguar a cabeça com o chuveirinho frio. Dessa forma, você não sentirá tanto a friagem.


O condicionador é um grande aliado, pois é o responsável por selar as cutículas conferindo mais brilho e maciez e é importante usar um leave-in com proteção térmica e filtro solar em sua composição. Devendo escolher produtos de qualidade e adequados ao seu tipo de fio.


Em dias frios, o cabelo geralmente demora para secar naturalmente, o que fragiliza os fios, aumenta as chances deles ficarem quebradiços, surgir caspa, tínea capilar, dermatite seborreica, dentre outras patologias. Por isso é importante secar bem os cabelos. Se for usar secador, aplicar antes o protetor térmico e sempre na temperatura fria ou morna, a uma distância de aproximadamente 30 centímetros da cabeça. Se possível, deixar os fios secarem naturalmente, tirando o excesso de água com a toalha em movimentos suaves para não quebrá-los. Optar também por um finalizador à base de óleos vegetais para dar mais força, maciez e brilho. Nunca dormir com o cabelo molhado. Secar o cabelo ao sol, vento ou secador em altas temperaturas só ajuda a desbotar a cor e quebrar mais os fios, além disso, cabelos coloridos precisam de mais cuidados pois já estão desgastados com a química, exigindo mais hidratação e produtos capilares próprios para cabelos coloridos.


O clima seco do inverno pede hidratação constante, reservar um tempo para fazer a hidratação profunda dos fios pelo menos uma vez por semana ou a cada 10 a 15 dias, conforme o tipo de cabelo e sua fragilidade. Outra alternativa é a umectação, onde utiliza óleos vegetais naturais. Alguns exemplos de óleos são: rícino, coco, argan, manga, abacate, oliva e de girassol. Esses óleos devem agir por algumas horas com o auxílio de touca.


Refeições balanceadas e nutritivas fazem bem não só para o cabelo, como também para a pele e a saúde em geral. Por isso, elas devem fazer parte dos cuidados com o cabelo em qualquer estação do ano, principalmente no inverno. Um dos alimentos bons para o cabelo é o peixe, rico em ômega 3, uma gordura saudável que faz bem para a saúde capilar. Algumas vitaminas, por exemplo, são grandes amigas de belas madeixas, especialmente a A. Ferro e zinco são minerais essenciais que contribuem para um brilho perfeito e fios mais fortes. É essencial beber água, pois, nos dias frios, muitas pessoas se esquecem disso e vale lembrar: a hidratação começa de dentro para fora.


Atenção aos acessórios para a cabeça, como toucas, chapéus, bonés, gorros, que servem de escudo contra o frio, mas a fricção desses no cabelo pode contribuir para a carga estática, e também esquentar a cabeça, aumentar o suor, reter a umidade impedindo sua evaporação, assim os fios “não respiram”. Por isso, evite o uso se os cabelos estiverem molhados, muito sujos e não devem ser usados por muitas horas seguidas.

📞 (61) 3965-8151
📱 (61) 99833-7979

📍 SHLS 716 (Centro Clínico Sul – Torre II) – Sala T207 (Piso da praça).
Asa Sul, Brasília – DF

Responsável técnica: Dra. Sanny França Pedrosa Tavares
CRM-DF 11801
RQE 3129

@drasannytavares

Tag
Compartilhar esse Artigo
Pesquisar