Paciente relata que teve medicamentos trocados na UPA do Núcleo Bandeirante

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma paciente, de 54 anos, denunciou que teve os medicamentos trocados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante. A mulher contou que houve uma  uma série de erros no atendimento. À nossa equipe de reportagem, a paciente disse que ficou mais de três horas com dor no aguardo para receber os remédios corretos. Ela estava na unidade desde o domingo (19) e recebeu alta na última quinta-feira (23).

A mulher deu entrada na UPA após sofrer com dores abdominais, de cabeça e vômitos. A filha da paciente falou que as equipes teriam oferecido remédios que a mãe tem alergia.“Os médicos, mesmo depois de informarmos várias vezes das alergias [plazil e buscopan], ainda continuavam prescrevendo e as enfermeiras também indo aplicar a medicação sem perguntar”, afirmou a  acompanhante. 

Além dessa situação, a filha da paciente relatou que o remédio que seria para a dor da mãe teria sido aplicado em outro paciente. Houve ainda um problema com a fila de espera para exames.  “Diversos profissionais da saúde foram super grosseiros, ríspidos, mal educados e negligentes. É claro que nós sabemos que o sistema de saúde está sobrecarregado e que a UPA não é um local de internação. Eles estão fazendo o que podem […]. Mas nada justifica o comportamento hostil de muitos”, reforçou a jovem. 

Uma denúncia formal do caso foi encaminhada à ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF) por meio do portal “Participa DF”. Com os problemas, a equipe de reportagem procurou a Secretaria de Saúde Pública do Distrito Federal (SES-DF) para esclarecimentos. Mas a pasta direcionou a questão ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). 

Em nota oficial, o Iges afirmou que a paciente permaneceu sob os  cuidados da  UPA do Núcleo Bandeirante para o controle de um quadro de dor. Porém, não respondeu sobre os problemas com os medicamentos. Uma investigação da ocorrência foi instaurada pela Comissão de Ética de Enfermagem. Até o momento, não há mais atualizações do caso. Confira a nota completa a seguir: 

“O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) informa que a paciente mencionada segue acompanhada pela equipe multi na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante para controle de quadro álgico.

Ressaltamos que, em nossas unidades, a administração de medicamentos segue protocolos rigorosos de segurança, incluindo a dupla checagem realizada pela equipe de saúde em conjunto com o paciente. Esse procedimento previne eventuais erros e garante um atendimento seguro e qualificado.

Cientes do aumento de demandas em momentos de maior fluxo, o IgesDF permanece comprometido com a melhoria da assistência à saúde. Nesse sentido, seguimos com processos seletivos abertos para a contratação de novos profissionais, visando aprimorar nossa capacidade de atendimento e atender com excelência às necessidades da população.”

Compartilhe esta notícia
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *