Itumbiara está cheia de motivos para comemorar. Além do 114ª aniversário da cidade, na semana passada, Itumbiara foi considerada pela Federação de Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) um dos polos industriais do estado. O município é a porta de entrada e o ponto de ligação entre os estados de Minas Gerais (MG) e São Paulo (SP).
Por ser uma região estratégica, entre a BR-452 e a BR-153, tem um fluxo intenso de instalações de empresas e empregabilidade. Hoje, Itumbiara conta com mais de 13 mil empresas. São indústrias dos setores alimentício, metalúrgico, de transformação, tecidos, bebidas, entre outras áreas. Dentre as empresas que se instalaram na região, estão:
- Cargill (alimentos);
- Stemac (metalúrgica);
- Murata (nutrição animal);
- Açofergo (metalurgia);
- Caramuru e Alcafoods (alimentos).
Além da indústria, o agronegócio também contribuiu para o desenvolvimento da cidade. Com tantas movimentações econômicas, Itumbiara já possui mais de 107 mil moradores, como apontam os dados de população do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deste ano.
O ajudante em descarregamento para caminhões, Carlos Humberto Silva Cardoso, contou que o fluxo de serviço é intenso e que atende a várias empresas da cidade. “Faço muitos serviços aqui dentro […]. Faço serviços de chapa [assistência] aqui há 35 anos”, contou Carlos Humberto, de 52 anos.
Itumbiara também atraiu o empreendedor em construção, Wilson Andrade, de 35 anos. “Morei em 2011 durante um trabalho de um ano, depois 2015 quando estava desempregado e depois em 2020, de novo, quando fiquei desempregado por seis meses”, afirmou Wilson.
O trabalho foi um dos motivos que levou Wilson à cidade. De acordo com o empreendedor, o período em que trabalhou em Itumbiara contribuiu para aprender a lidar e a gerir pessoas com quem conviveu. Além do trabalho, um outro fator que o levou a cidade foi ter conhecido sua esposa.