O projeto de lei complementar que altera o Conjunto Urbanístico de Brasília deve (CUB) deve ser analisado pelos deputados distritais nesta semana, na quarta-feira (19). A pauta foi definida na reunião do colégio de líderes desta segunda-feira (18).
A proposta cria regras para a preservação da área central do DF, o plano, tal qual está redigido, e autoriza uma série de mudanças com potencial para alterar a área central como concebida por Lucio Costa.
A previsão é que nesta terça-feira (18) o projeto passe pela Comissão de Assuntos Fundiários (CAF). Antes de ir ao plenário na quarta-feira, ainda deve ser analisada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) e pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Com maioria na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), a tendência é que a bancada governista aprove a ideia.. Na manhã desta segunda-feira (17), o governador Ibaneis Rocha (MDB) defendeu a aprovação do projeto.
A oposição, no entanto, quer mais tempo para avaliar o projeto e considera que há trechos problemáticos para a preservação da capital na versão enviada pelo governo. Os gabinetes dos deputados Chico Vigilante (PT) e Ricardo Vale (PT) emitiram nota em que avaliam como prejudicial, por exemplo, o aumento de prédios no setor hoteleiro norte e sul, que passariam de 13,5 metros para até 35 metros.

